Escolha o melhor fornecedor para o seu restaurante

A escolha de um bom fornecedor para restaurantes é algo que gera dúvida tanto em quem está começando quanto em quem já tem mais tempo no mercado.  Esse fator é essencial para garantir a qualidade da sua comida. Afinal, um bom cardápio depende da forma como os pratos são executados.

Se você não mantiver um bom controle sobre os alimentos que serão a base para seus pratos, seu trabalho pode sofrer consequências ruins. Assim, você tem que manter o controle dos fornecedores dentro do seu negócio. 

A dúvida, então, está em como decidir qual é a melhor opção de fornecedor para o seu restaurante. Vamos explicar aqui alguns pontos relevantes na para que você tenha mais controle sobre essa escolha.

O que considerar antes de contratar

Antes de qualquer coisa, é importante entender o que seu restaurante precisa. Cada tipo de negócio vai precisar de um tipo determinado de alimentos. Uma pizzaria, por exemplo, terá necessidades muito diferentes de um restaurante de comida japonesa. 

Isso quer dizer que você precisa fazer um planejamento bem completo antes de começar a procurar por fornecedores. Pense no orçamento, no seu cardápio, na prospecção de vendas. Esse planejamento será uma forma de garantir uma otimização a longo prazo.

Dessa forma suas ações serão mais objetivas e efetivas. Sabendo bem a base do quanto você precisa, ficará mais fácil lidar com qualquer imprevisto.

Tenha mais de um fornecedor

A última coisa que você vai querer é não ter como trabalhar por falta de matéria-prima. Por isso é fundamental ter mais de um fornecedor de confiança. Uma boa ideia é saber qual é o ponto forte de cada um deles e continuar comprando cada alimento de cada um de modo recorrente.

Vale ressaltar também a questão da proximidade entre os fornecedores e seu restaurante. É uma boa pensar que é importante que os alimentos mais frescos não aguentam muito tempo de viagem. Por isso eles devem vir de um local que não esteja a uma distância muito grande do restaurante. 

Para os casos de alimentos não perecíveis, você pode optar por fornecedores que estejam mais distantes, mas com preços mais atrativos. Assim você consegue criar um equilíbrio e trabalhar de forma mais inteligente.

Fiscalize o fornecedor

Outro aspecto que você precisa levar em conta é a confiabilidade do fornecedor. Nunca feche um negócio de longo prazo sem antes verificar que toda a documentação legal dele está em dia. Também é uma excelente ideia ir até o local de produção dos alimentos para se certificar de que os processos estão de acordo com o esperado.

Lembre-se de sempre voltar a se certificar de que o fornecedor está renovando sua documentação, e que tudo está direitinho. Se alguma coisa estiver errada com a procedência dos ingredientes, a responsabilidade é do restaurante e não do fornecedor. Então seja sempre cuidadoso em relação aos alimentos que estão sendo oferecidos aos clientes. 

A busca pelo melhor fornecedor é fundamental para dar mais controle ao seu negócio. Com essa prática você consegue garantir maior qualidade para o restaurante e ter mais segurança em relação aos seus alimentos. 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *