Controle o fluxo de caixa do seu restaurante

Você já controla bem o fluxo de caixa no seu restaurante? Esse é um processo bastante importante para que seu restaurante se mantenha saudável financeiramente por bastante tempo. Ter uma previsibilidade em relação aos gastos e ganhos do seu negócio é fundamental para manter o controle dos seus resultados.

Esse é um processo importante e que requer muita atenção. Por isso cada detalhe conta para que você tenha mais sucesso ao trabalhar o seu fluxo de caixa. Vamos, então, passar aqui por alguns pontos mais importantes desse processo. Assim você não deixa nada de lado e consegue ter mais controle sobre a gestão financeira do seu negócio.

O que é o fluxo de caixa?

Fluxo de caixa é definido como o controle das entradas e saídas na sua empresa num período específico.

Sabendo fazer o controle dele, você pode ter mais embasamento para tomar decisões no seu negócio e garantir a saúde financeira dele. É impossível um restaurante sobreviver por muito tempo sem um controle financeiro eficiente. O fluxo de caixa é apenas uma parte desse controle, mas pode ter certeza de que será essencial para seu sucesso.   

Restaurantes devem ter uma atenção especial com entradas e saídas diárias, já que lidam com materiais perecíveis num volume alto. Também o desperdício na cozinha e pelos clientes deve ser acompanhado de perto e considerado.

Organização

O primeiro passo para que seu fluxo de caixa esteja em ordem é ter uma boa organização e acompanhamento dos seus ganhos e gastos. Isso é fundamental para saber exatamente o que está gerando retorno para o seu restaurante e o que pode estar sendo gasto desnecessário.

Manter sua organização sob controle pode ser um grande desafio. Por isso é necessário ter um acompanhamento diário, de modo que tudo possa ser contabilizado aos poucos. Assim, você pode controlar cada parte dos seus lucros. No caso de restaurantes, o acompanhamento diário é ainda mais importante, já que os lucros são afetados pelas menores variações de preços e desperdícios.

Isso te ajudará também a entender o que funciona ou não para os seu restaurante. Tendo esse controle mais próximo, você vai conseguir entender o que precisa ser reajustado no seu negócio e o que deve ser mantido. Por isso, se você não tiver clareza sobre cada processo no seu restaurante, tudo ficará mais complicado.

Planejamento financeiro

É muito importante ter em mente que nos restaurantes o acompanhamento do fluxo de caixa deve ser diário. Você não vai criar uma análise desse acompanhamento com bases diárias, mas é essencial que não se perca o balanço de nenhum dia.

Você terá que estabelecer qual será a sua base para análise (semanal, quinzenal, mensal). É importante conhecê-la de modo claro e mantê-la sempre no seu planejamento. Seus dados precisam seguir uma lógica para que façam sentido. E justamente por isso é que você deve tomar cuidado com eventuais alterações nos critérios de análise.

Ter um controle do seu fluxo de caixa ajudará também nas projeções futuras. Sabendo estabelecer uma média de entradas e saídas, você pode se proteger em momentos historicamente mais complicados. Claro que essa ação também exige um planejamento que vai além do fluxo de caixa, mas ele te ajudará muito nesse processo.

De um modo geral, vale ressaltar que controlar o fluxo de caixa do restaurante deve ser parte do dia a dia do seu gerenciamento. Tornar esse controle um hábito é essencial para que você possa estruturar seu negócio da forma mais eficiente possível.

Você já tem um bom controle do seu fluxo de caixa? Compartilhe nos comentários experiências que você já teve no seu restaurante!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *