O desperdício de comida te faz perder dinheiro

O desperdício de comida pode estar roubando uma grande parte do seu lucro sem que você perceba. É possível que você esteja descartando alimentos simplesmente por falta de conhecimento. No dia a dia muitos desperdícios podem ser evitados e muitas vezes nem nos damos conta disso.

É importante ter sempre em mente que o ramo de restaurantes é um com uma margem de lucro um tanto apertada. Cada economia conta e cada desperdício também. Vamos te dar algumas dicas aqui para te ajudar a manter o controle sobre o descarte de alimentos no seu restaurante e entender como você poderia estar economizando.

Saiba quanto lixo você produz

Manter controle sobre o peso de tudo o que você tem no estoque é uma prática menos comum do que deveria ser, mas que pode evitar o desperdício de comida no longo prazo. Saber exatamente o quanto da sua matéria-prima está indo para o lixo, é um ponto fundamental para aproveitá-la melhor.

Ter uma noção precisa sobre o quanto de alimento você está jogando no lixo vai te dar meios para melhorar a situação. Isso quer dizer que você pode usar os dados sobre o desperdício no seu restaurante para entender como diminuí-lo. Só assim você poderá ter informações concretas que te movimentem em direção a uma ação.

Tendo consciência se você está aproveitando cada ingrediente ao máximo ou não, você pode ter a certeza de que está fazendo o uso mais inteligente possível dos seus recursos. Lembre-se que economizar é o caminho para conseguir investir na expansão do negócio.

Controle o desperdício

Orientar os funcionários para que eles saibam como usar os alimentos da maneira mais integral possível é essencial. Quando você consegue usar cada alimento ao máximo, o desperdício diminui significativamente. Muitas vezes alimentos são descartados pela falta de conhecimento sobre como utilizá-los.

Há partes deixadas de lado em alguns alimentos, que podem ser melhor utilizadas. Um exemplo são as sementes de legumes como abóbora, que são muito nutritivas e podem ser aproveitadas do alimento in natura.

Avalie também se você não está perdendo alimentos que estão estragando no estoque. Se notar que esse é um fator que leva seu restaurante a desperdiçar ingredientes, pense em formas de controlá-lo melhor. Uma boa ideia é considerar fazer compras em quantidades menores, com maior frequência. Assim seus alimentos estão mais frescos na hora de usar e não vai dar tempo de passarem do ponto.  

Pense em alternativas

De um modo geral, é muito comum que as cozinhas dos restaurantes se mantenham presas àquilo que já estão acostumadas a fazer. Mas mudanças podem ser muito positivas e representar melhorias.

Uma boa ideia para reduzir o desperdício de comida diariamente é pensar em como usar os alimentos de formas novas. Pense se não é possível substituir determinado ingrediente por uma parte de outro que está sendo desperdiçado.

Um exemplo é aproveitar as folhas (como de couve-flor) que comumente são jogadas fora para preparos especiais. Essa prática, além de te ajudar a reduzir o desperdício, pode ser uma forma de colocar pratos novos no cardápio sem ter gastos adicionais.

 

Controlar o desperdício de comida no restaurante pode ser muito desafiador, mas é uma prática importante. Além de ajudar a reduzir seus gastos, essa prática te ajudará no longo prazo.

Você já tem um controle atento sobre o desperdício de comida no seu restaurante? Conte nos comentários e compartilhe sua experiência com os colegas de profissão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *