Tendências que afetarão o seu restaurante em 2019

Muitas tendências surgiram no consumo brasileiro no ano de 2018, e está na hora de olhar o que vai fazer sucesso em 2019. Conhecer essas tendências será muito importante para ter mais consciência sobre os passos futuros do seu restaurante.

Você pode inovar seus pratos e o seu atendimento, sem perder a sua identidade, mas entendendo o que seu público quer. As tendências podem te ajudar a ter ideias para continuar criando coisas novas, que atendam às expectativas dos clientes, sem fazer com que você tenha que reestruturar todo o seu sistema para isso.

Tendências do ano passado

O ano de 2018 teve algumas tendências principais, que provavelmente guiarão a expectativa dos consumidores para 2019. O foco na experiência do cliente, por exemplo, foi um fator bastante importante em 2018. 

Principalmente através da solicitude e das respostas rápidas das marcas, os clientes passaram a estar cada vez mais dispostos a defender um bom atendimento acima de qualquer coisa. Isso está ligado à presença online das marcas, muito mais integrada e rápida.

Ainda em relação aos meios digitais, as compras online tiveram grande crescimento. Sendo o e-commerce em geral algo com o qual já se tem certa experiência, os clientes se tornam cada vez mais exigentes quanto à usabilidade e eficiência. Também houve em 2018 uma maior expectativa de que os negócios possuíssem opções de compras online. Os cardápios eletrônicos passaram a ter um sucesso crescente, e a boa apresentação deles também.

Consumo mais consciente

A preocupação dos consumidores com o que consomem teve um crescimento significativo nos últimos anos. Por isso a busca por alternativas mais alinhadas com essa expectativa e com um preço mais acessível teve muito peso.

Também a forma de produção tem recebido mais atenção. Os clientes gostam de saber que o restaurante do qual compram tem uma política preocupada com uma produção consciente. Outra questão é a preocupação em consumir de negócios que valorizem opções mais sustentáveis e que evitem desperdícios. Isso promete ser um fator que será levado em alta consideração em 2019.

Os consumidores estão buscando alternativas que mantenham a qualidade com a qual estão acostumados, sem que o impacto do consumo do produto seja tão alto. Isso provavelmente fará com que os consumidores busquem negócios mais conscientes em relação ao uso de embalagens e aproveitamento máximo de alimentos. Segundo uma publicação recente do Sebrae, pesquisas apontam que 70% dos consumidores procuram saber sobre as empresas de que consomem.

Atenção ao delivery!

O crescimento do mercado de delivery deve continuar em 2019. Os consumidores ainda estão bastante entusiasmados com a ideia de comprar sem sair de casa. Já há, inclusive, um novo tipo de restaurante que vem se popularizando fora do Brasil: os restaurantes fantasma.

Se há um engajamento crescente dos clientes com o consumo de delivery, é natural que surjam negócios que trabalhem só com esse serviço. E, claro, quem ainda não faz delivery não pode ficar para trás. Cada vez mais ele passa a ser o mínimo esperado dos restaurantes.

A boa notícia é que o delivery ainda tem muito a crescer no Brasil, que caminha para se tornar um dos maiores do mundo nesse ramo. O mais importante em 2019 é estar no meio de delivery com força para atender às expectativas dos clientes.

Automatizações

A automatização do atendimento deve ser um processo bastante explorado em 2019, devido à preferência dos clientes por compras online. Nesse sentido, uma ferramenta que deve ter profundo desenvolvimento são os “bots”. Por serem capazes de fazer um atendimento mais rápido do que os humanos, os robôs ajudam a acelerar esse processo. Esse é um artifício que ganhará espaço por conseguir automatizar atividades que não precisam ser realizadas por uma força humana.

Voltando aos clientes, baseando-se nos que foi visto em 2018, é provável dizer que em 2019 eles continuarão querendo ter voz ativa em relação às marcas das quais consomem. Agora será muito importante que eles se sintam como parte integrante do seu negócio efetivamente.

Oferecer experiências aos clientes

Hoje, mais do que consumir um produto, os clientes querem ter experiências. Por isso muitas marcas começaram a colocar suas imagens em eventos e iniciativas que se relacionassem ao oferecimento de experiências mais do que à venda de produtos.

Quando seu negócio oferece algo a mais para os clientes, eles entendem que você oferece ainda mais valor para eles como pessoas. O cliente quer ser consumidor de empresas que tenham algo mais pessoal e bem elaborado para oferecer. Não são mais só os bons produtos que importam, mas também tudo o que há de envolvido com a produção e a imagem da marca.

Parte disso também diz respeito à importância da participação do cliente na construção dessa experiência. O poder que ele pode ter ao criar sua própria experiência junto à marca intensifica o relacionamento entre os dois, melhorando esse relacionamento de modo duradouro.

 

Conhecer bem as principais tendências do mercado é um ponto fundamental para garantir o sucesso de um negócio. O mais importante é conhecer as necessidades dos clientes e entender o que eles esperam da sua marca.

Você pretende abordar alguma dessas tendência no seu restaurante? Conte nos comentários e compartilhe suas ideias com os colegas de profissão!

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