Com a pandemia, o setor de food service sofreu algumas mudanças. Nos últimos meses, por exemplo, vimos o delivery deixar de ser visto como um diferencial, para se tornar algo necessário para a sobrevivência de restaurantes. Para 2021, a tendência é de que o segmento não pare de crescer. Confira essa, e outras tendências do setor de food service no Brasil e no mundo.
Mercado de Delivery
![tendências food service](https://blog.deliverydireto.com.br/wp-content/uploads/2020/12/image.png)
A possibilidade de pedir comida com segurança e sem sair do conforto de casa, é uma combinação que favorece o crescimento da adesão dos apps de delivery no mundo todo. Em um período em que o distanciamento social se mostrou indispensável, essa tendência se fortaleceu.
O Brasil foi destaque no segmento de delivery na América Latina em 2020. Sozinho, o país foi responsável por quase metade do mercado, chegando a 48,77%.
Uma pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), mostrou que antes da pandemia, 54% dos empresários usavam o delivery. Agora, esse percentual subiu para 66%. Os gastos com delivery na pandemia cresceram mais de 94%!
E ainda, antes da crise, o estudo revelou que apenas 25% dos negócios estavam presentes em aplicativos de delivery. Hoje, esse número é de 72%.
Em 2021, esse mercado continuará acelerado. As previsões apontam que o setor poderá movimentar cerca de US$ 6,3 trilhões de dólares em todo o mundo até o final do ano que vem.
Take Away/Take out
![tendências food service](https://blog.deliverydireto.com.br/wp-content/uploads/2020/12/image-1.png)
Um estudo realizado pelo Google, mostra que a modalidade de compra com retirada no local é uma opção importante para 39% dos consumidores.
Aqui no Brasil a ideia ganhou força principalmente em virtude das restrições quanto a aglomeração de pessoas. E agora, mesmo com a reabertura, em uma pesquisa realizada pelo Sebrae, 48% das pessoas estão com receio de voltar a frequentar bares e restaurantes.
Além disso, muitos consumidores apreciam o serviço de take away, pois no contexto de crise, quem quer economizar, opta por esta opção, já que não há taxas de serviço.
Por isso, essa é uma modalidade que continuará em alta no setor em 2021.
Dark Kitchen
![tendências food service](https://blog.deliverydireto.com.br/wp-content/uploads/2020/12/image-2.png)
As Dark kitchens, cozinhas industriais feitas para atender pedidos de entrega, ou seja, restaurantes sem uma loja, acompanharam o crescimento do delivery. Algumas vantagens deste modelo:
- Ajuda os restaurantes a reduzir custos operacionais;
- Testar novos conceitos e públicos;
- Criar marcas virtuais de maneira de baixo risco.
Com a demanda em alta e um formato que permite investimentos mais baixos, esse tipo de negócio tem chamado a atenção tanto de grandes restaurantes, que querem intensificar o delivery, quanto aqueles que estão começando. Atualmente, segundo levantamento da Abrasel, 12% dos estabelecimentos do ramo de alimentos são focados 100% no delivery, ou seja, no modelo Dark Kitchen.
Segundo um estudo da Euromonitor International, esse mercado pode gerar US$1 trilhão até 2030, sendo uma ótima aposta para começar em 2021!
Marmitaria Gourmet
![](https://blog.deliverydireto.com.br/wp-content/uploads/2020/12/image-3.png)
Seguindo a linha da praticidade, negócios que comercializem refeições prontas como marmitas, são uma boa aposta para 2021. Além de ser muito rápido, também proporciona economia ao consumidor, o que promete ser crucial para os clientes no período de crise. Além disso, é uma opção para aqueles que seguem na rotina home office e buscam qualidade e rapidez. As marmitas podem ser entregues por sistema de delivery ou take away.
Alimentação mais saudável
Antes da crise Covid-19, a preferência por produtos saudáveis já crescia entre clientes. Com a pandemia colocando nossa saúde em primeiro lugar, os benefícios daquilo que comemos voltou a ser um assunto comum.
O Brasil já é o 5º país que mais consome esse tipo de alimento. Segundo uma pesquisa do SEBRAE, o mercado deve crescer 4,41% em 2021.
Food Truck
![tendências food service](https://static.vecteezy.com/system/resources/previews/000/209/162/non_2x/food-truck-vector-illustration.jpg)
Os Food Trucks são uma ótima opção para 2021, pois geralmente se localizam em praças ou parques, locais abertos que permitem um maior distanciamento entre os clientes. Nesse tipo de negócio, o ideal é se especializar e algum tipo de comida, dessa forma é possível administrar melhor o espaço. Além disso, as chances de se destacar nas vendas de um tipo de alimento também é maior.
Aplicativo próprio de delivery
![tendências food service](https://blog.deliverydireto.com.br/wp-content/uploads/2020/12/image-4.png)
Como mencionamos, o delivey continuará em expansão em 2021. E para não depender de atendimento pelo WhatsApp e telefone, fugir das altas taxas cobradas pelos marketplaces e ainda promover sua marca, saindo à frente da concorrência, uma das principais tendências no setor de food service é ter seu próprio aplicativo de delivery!
- Além de não pagar comissões, você conta com um meio de contato direto com o cliente. Isso facilita a comunicação e fortalece sua relação com ele.
- É possível criar programas de fidelidade, com benefícios e promoções exclusivas. A saber, conquistar novos clientes custa até cinco vezes mais do que manter os antigos. E é por isso que a fidelização é tão importante.
- Autonomia: Você terá mais controle sobre o próprio negócio, já que não dependerá de terceiros para ter acesso a informações importantes que o auxiliam nas estratégia de vendas de seu delivery.
- Opção de retirada no balcão (Take Away) e agendamento de pedidos
O aplicativo próprio é perfeito para sua Dark Kitchen, Food Truck, Marmitaria e qualquer outro tipo de estabelecimento delivery em 2021! Não fique de fora desta tendência.
Delivery Direto
O Delivery Direto é empresa líder de mercado no desenvolvimento de App para restaurantes. Mais de 1800 clientes. Nossa plataforma atende todo o tamanho e tipo de restaurante. Podemos ajudar você na criação e implantação de um bom aplicativo de delivery para seu estabelecimento começar bem em 2021.