Você já deve ter ouvido a expressão “propaganda boca a boca”, nome popular para a técnica de marketing de indicação. Essa estratégia tem ganhado força na era digital em que vivemos e é sucesso garantido por um simples motivo: ninguém melhor para contar sobre as qualidades do seu negócio do que um cliente feliz. Por isso, um restaurante e delivery que aplica essa técnica, aumenta o público ao mesmo tempo em que fideliza e alavanca as vendas.
No entanto, muitas vezes o investimento nesse tipo de divulgação não é levado a sério. É bastante comum que as pessoas acreditem na eficácia da indicação de clientes, mas não pensem em investir nas estratégias que vão torná-la uma real ferramenta de marketing.
Segundo uma pesquisa da Referral Candy, 89% dos clientes satisfeitos estão dispostos a indicar, mas, somente 29% o fazem. Isso acontece porque eles inacreditavelmente não são lembrados de fazer! Por isso, no conteúdo a seguir, você entenderá mais sobre marketing de indicação, quais são seus principais benefícios e como fazê-lo.
O que é marketing de indicação
Marketing de Indicação, também conhecido como Referral, é a ciência de gerar novas vendas utilizando apenas os seus clientes atuais. Clientes satisfeitos tendem a indicar uma boa experiência para seus amigos naturalmente. Segundo estudo da Harvard Business Review, clientes que são indicados têm uma tendência maior à retenção do que clientes que chegaram por meio de outros canais de vendas.
De acordo com um estudo do Buzzlead, 92% dos consumidores ao redor do mundo afirmam que confiam totalmente na indicação de um amigo ou familiar, acima de qualquer outra forma de propaganda.
Hoje, com as redes sociais, as possibilidades para fazer indicações são variadas, incluindo: o uso de aplicativos de mensagens, a postagem de fotos dos pratos nas redes sociais e até mesmo os fóruns especializados ou páginas de avaliação.
Por que aplicar o marketing de indicação em seu restaurante e delivery
O novo consumidor é conectado, consciente, faz pesquisas e confia cada vez mais na opinião de outros clientes para definir suas escolhas. Logo, o marketing de indicação posiciona o seu restaurante, destacando você da concorrência.
Os negócios que investem em marketing de indicação têm várias vantagens. Veja alguns exemplos:
- Gastar menos para anunciar os serviços e produtos, uma vez que os próprios clientes vão trabalhar para isso;
- Ter uma estratégia ainda mais eficiente, já que é mais fácil acreditar na palavra de alguém que realmente provou a comida;
- Utilizar os recursos da empresa para impressionar os atuais clientes, de forma que eles queiram compartilhar a experiência positiva;
- Aumentar o número de clientes de maneira orgânica e sustentável, evitando picos que não se repetem;
- Manter os clientes por um longo tempo, aumentando a previsibilidade de receita da empresa;
- Diminuir o custo de aquisição por cliente.
Como aplicar o marketing de indicação
Primeiramente, é sempre importante pensar, antes da indicação, como está o seu atual cliente e qual é o seu nível de satisfação com os serviços prestados.
O marketing de indicação só dá resultados positivos quando a empresa investe no seu cliente. Caso contrário, a pessoa fará questão de criticar o negócio. Veja abaixo o que fazer!
Programas de fidelidade
Os programas de fidelidade são uma boa maneira para incentivar os clientes a consumirem com regularidade em seu restaurante e delivery. As opções mais frequentes são descontos acumulados por consumo (quanto mais consumir, mais descontos ganha) e prato gratuito após certo número de pedidos.
Premiação por indicação
Premiar a indicação também é uma ótima estratégia. Nesse caso, quem indicou pode participar de sorteios e até mesmo ganhar cupons de descontos.
Alguns exemplos:
- A cada indicação o cliente ganha um brinde ou desconto;
- O consumidor faz X indicações e tem uma refeição grátis;
- Os dois lados saem ganhando — uma pessoa indica a outra e as duas ganham a sobremesa ou um suco, por exemplo.
Experiência do cliente
Embora os programas de fidelidade e indicação sejam importantes, o que mais vai impactar as recomendações do restaurante é a experiência do cliente. Nesse ponto, os aspectos abaixo contam bastante:
No restaurante:
- Atendimento personalizado;
- Decoração ou música para ambientação do espaço;
- Criação de uma programação artística;
- Soluções para reduzir ou acabar com o tempo de espera;
- Diversidades para pagamentos que atendam o seu público e ações para agilizá-lo como os totens para acerto pelo cartão de crédito.
No Delivery:
- Facilidade ao realizar os pedidos;
- Taxa de entrega;
- Tempo para entrega;
- Sabor do alimento;
- Prato otimizado para entrega;
- Imagens condizentes com o que foi divulgado.
Para que tudo isso aconteça, o delivery deve primar pela qualidade e excelência nos serviços. Portanto, tente surpreender o consumidor com técnicas de encantamento, como uma sobremesa ou mesmo um recadinho para deixar o dia do cliente melhor.
Conclusão
Existem várias vantagens em aplicar o marketing de indicação. Por um lado você fideliza a clientela, aumentando o gasto de cada consumidor no estabelecimento e delivery, por outro, você conquista novas pessoas com um custo reduzido. Falando da linguagem empreendedora, você diminui o CAC (custo de aquisição por cliente), aumenta o LTV (valor do tempo de vida do cliente), o que, consequentemente, melhora o ROI (retorno sobre investimento) do seu restaurante.
Otimo artigo
Ola Antonio. Agradecemos o feedback! 😊