Seu restaurante já possui uma operação de delivery, mas você está constantemente pensando em como melhorar as vendas e ter um delivery de sucesso? Confira as 9 dicas que separamos para te auxiliar nesse desafio!

Operação de delivery eficiente

Devido a pandemia do coronavírus, ter uma operação de delivery já não é mais um diferencial para os restaurantes, mas algo obrigatório para sobrevivência de qualquer estabelecimento, mesmo com a reabertura de restaurantes em algumas cidades.

Por isso, a forma como você realiza esse serviço é fundamental para ter sucesso. Ou seja, se torna necessário desenvolver uma operação de delivery eficiente

Pensando nisso, separamos algumas dicas para facilitar o entendimento e te ajudar a definir seu plano de ação, para levar seu delivery rumo ao sucesso.

1) Divulgação 

É essencial divulgar seu delivery nas redes sociais, ainda mais no contexto atual da pandemia. Sendo assim:

  • Coloque informações sobre seu negócio (horário, site, telefone);
  • Mostre o seu cardápio;
  • Poste boas fotos dos seus produtos;
  • Divulgue as promoções;
  • Interaja com o público;
  • Se possível, impulsione postagens.

2) Cardápio do Delivery

Você não precisa colocar todo cardápio de seu restaurante na operação de delivery. Logo, faça uma análise dos produtos que vendem bem, tem boa margem de lucro e viajam bem.  O cardápio é algo orgânico e segue as tendências assim como as redes sociais. Por isso, fique atento aos hábitos de consumo e comportamentos do cliente.

 

 

3) Higiene e Segurança 

Mais do que nunca, reforce os processos de higiene e segurança desde o preparo, até a entrega. A fim de passar segurança e confiança aos seus clientes, divulgue esses procedimentos nas redes sociais. Mostre como você tem mantido a higienização no seu restaurante e nas entregas.

4) Embalagens 

embalagem delivery

Para seu produto chegar com qualidade na casa do cliente, a embalagem também precisa ser de qualidade. Afinal, um dos maiores contratempos enfrentados pelos restaurantes que oferecem delivery está relacionado à qualidade da comida que chega na casa do cliente.

Desse modo, problemas como molho vazando e/ou comida fria, não passam despercebidos. Então, para evitar isso, é preciso investir em embalagens apropriadas para o armazenamento e transporte.

 

5) Organização e Entrega

O treinamento constante é fundamental para que a equipe trabalhe com eficiência. Já que, uma equipe bem treinada, evita erros nos pedidos ou falhas no empacotamento da comida.

Ao delimitar a área de entrega, mantenha em mente que a comida deve chegar em boas condições de consumo e em tempo hábil. Além disso, tenha entregadores qualificados em sua equipe. 

Também é importante estabelecer padrões e previsões e ajustá-las de acordo com o momento e quantidade de pedidos. O que não é medido, não é gerenciável. Qualquer atraso é percebido pelo cliente e pode resultar em uma experiência ruim.

Organize bem o local e o seu pessoal para que cada um tenha sua função e seu espaço de trabalho de forma efetiva e confortável. Dessa forma, seu delivery tem a garantia de um bom planejamento, um bom espaço, uma equipe eficiente e um entrega rápida.

 

6) Nível de satisfação no pós-venda

É fundamental trabalhar com métricas e indicadores para medir resultados. O pós-venda é uma etapa importante para qualquer estabelecimento, logo, deve ser trabalhada de forma estratégica. Dessa forma, saiba qual foi a impressão do cliente sobre a qualidade do produto, o estado de conservação e o tempo de entrega. Incentive também seu cliente a responder pesquisas de satisfação, isso pode te auxiliar em pontos de melhoria

7) Elementos de Hospitalidade 

Agregue aos pedidos, pequenos elementos de hospitalidade para que seu cliente se sinta valorizado:

mensagem embalagem delivery
  • Lencinhos com álcool 70% para o cliente se higienizar antes de consumir seu produto
  • Recadinho a mão na embalagem do pedido
  • Embalagens que já funcionem como prato
  • Balinha, bombom

Enfim, são pequenas coisas que geram um efeito UAU!

 

8) Diferenciais 

Saber a jornada do seu cliente pode ser um grande diferencial:

  • De que maneira ele te achará;
  • Como realizará o pedido;
  • Como receberá o produto;
  • De que forma será o consumo;
  • O que faria ele comprar com você novamente.
jornada de compra cliente

Estude também sua concorrência e análise uma necessidade que eles não cobrem. Em seguida, construa uma estratégia de diferenciação baseando-se na jornada do cliente. Quando você conhece bem essas etapas e direciona esforços para entregar um ótimo serviço em cada uma delas, você conquista uma vantagem competitiva significativa. 

9) Invista em um aplicativo próprio de delivery

Por fim, invista em um aplicativo próprio de delivery! Os marketplaces não apresentam grandes vantagens para o sucesso de seu delivery, já que cobram altas taxas por cada venda realizada, diminuindo seu lucro, e, ainda colocam sua empresa num ambiente de competição acirrada.

 

Vantagens de um aplicativo próprio:

  • Além de não pagar comissões, você conta com um meio de contato direto com o cliente. Isso facilita a comunicação e fortalece sua relação com ele.
  • É possível criar programas de fidelidade, com benefícios e promoções exclusivas. A saber, conquistar novos clientes custa até cinco vezes mais do que manter os antigos. E é por isso que a fidelização é tão importante.
  • Autonomia: Você terá mais controle sobre o próprio negócio, já que não dependerá de terceiros para ter acesso a informações importantes que o auxiliam nas estratégia de vendas de seu delivery.

Delivery Direto

O Delivery Direto é empresa líder de mercado no desenvolvimento de site e aplicativo próprio para restaurantes. Mais de 5000 clientes. Podemos ajudar você na criação e implantação de um bom site e aplicativo de delivery para seu estabelecimento. 

Tudo pronto para levar seu delivery rumo ao sucesso?