Marketing emocional: como ele te ajuda a vender mais?

São inúmeras as possibilidades para quem quer fazer um marketing de sucesso no restaurante. É, contudo, possível fazer uma divisão em dois grandes grupos, de uma maneira que facilitará o entendimento do comportamento de compra dos seus clientes, entre marketing emocional ou racional.

Segundo uma pesquisa conduzida pela Customer Thermometer, 65% dos consumidores sentem conexão com a marca ao serem impactados com uma campanha baseada na emoção. Isso tem influência direta na maior conversão gerada por campanhas com foco emocional.

Uma marca com dominância emocional nas suas campanhas se preocupa em tocar na necessidade psicológica ou social dos clientes. Já marcas com dominância racional focam na necessidade funcional dos produto para os clientes.

Vamos te mostrar por que a sua marca se beneficiará com o marketing emocional. Conhecer esse aspecto é importante por revelar o foco do que será visto pelo cliente.

Impacto positivo do marketing emocional

O mais importante é que a sua marca use artifícios capazes de criar uma boa relação com os clientes (atuais e futuros). Uma forma excelente de colocar isso em prática é mostrar que seu negócio tem algum tipo de impacto social positivo.

Até mesmo a criação de uma relação mais pessoal com os clientes tem impacto positivo. O mais importante é sempre usar artifícios que reforcem a sua intenção de ter mais proximidade com os clientes.

Não há apenas uma forma certa de impactar o consumidor. O que importa é a integração entre sua mensagem e a linguagem dos clientes. Isso significa que você pode usar estratégias que têm mais a ver com o perfil do seu público, fazendo qualquer adaptação necessária.

Relação com a compra

A ligação emocional do cliente com a sua marca tem impacto no relacionamento de longo prazo entre vocês. Assim, seu cliente será emocionalmente influenciado por aquilo que representa seu restaurante. Consequentemente, a fidelização será mais fácil.

A fidelização é uma das formas mais eficientes de manter o crescimento constante do seu negócio. Por isso é importante entender os meios pelos quais ela é mais eficiente. Dessa maneira, você poderá criar estratégias para criar uma relação mais próxima com os clientes.

De modo geral, a boa relação com os clientes ocorre sobretudo pela sua conexão com a realidade deles. Assim, nada melhor do que aproveitar o que trará uma reação positiva imediata.

Elementos “internos”

Diversos elementos pelos quais o cliente passa durante a compra podem ser usados para se ligar a ele emocionalmente. Essas são formas de criar uma relação espontânea com o consumidor, pela identificação dele com a marca.

De um modo geral, é possível fazer isso com qualquer elemento presente no seu restaurante ou delivery – cada um com suas especificidades. O mais importante é se lembrar de incorporar elementos para que tudo pareça mais natural para o consumidor. 

Um exemplo é a informação que seu cliente encontra no cardápio. Imagine, por exemplo, um restaurante que serve  bolo chocolate como sobremesa. No cardápio pode constar o nome “Bolo de chocolate com cobertura”. Mas ele também pode estar identificado como “Bolo tradicional da casa”, com uma descrição que mostra ser essa uma receita especial.  A segunda opção provavelmente vai gerar mais compras, certo?

Ações como essa serão muito eficazes na hora de conquistar os clientes e incentivá-los a comprar mais. A ligação emocional incentiva um gasto maior dos clientes, já que há maior confiança deles.  

São diversos os elemento que podem ser usados no marketing emocional. Passando por todas as formas possíveis de criar um vínculo emocional com o consumidor. O que importa é fazer os clientes sentirem que sua marca se importa e se esforça para ter um relacionamento único com cada um. E isso tudo a partir de elementos simples e eficientes.

O conjunto criado pela sua marca com a informação que chega ao seu cliente é fundamental para criar uma maior força para o seu negócio. Assim, o que mais importa é a informação que fica para o cliente, a impressão que ele constrói da sua marca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *