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Com gratidão, tecnologia e estratégias de migração, Thanks Burger alcança 70% de recorrência no delivery

por Pedro Ewerton | maio 12, 2021 | Histórias de Sucesso | 1 Comentário

thanks burger

A História

Lucas Pereira, proprietário do Thanks Burger, localizado em Campinas/SP, já se aventurava no mundo dos hambúrgueres antes mesmo de ter seu próprio negócio. “Eu comecei a fazer hamburgadas para amigos. A galera pedia sempre e um dia me marcaram em um concurso da Globo aqui em Campinas, o EPTV. Eu ganhei o concurso de melhor hambúrguer e o prêmio era um Food Truck, demos o nome de Kobe Truck. Foi então que comecei a me profissionalizar. ”

Com o sucesso do Kobe Truck, Lucas decidiu que era hora de ter o negócio em um ponto fixo. Já que não foi possível manter o nome Kobe, por questões de registro de domínio, a hamburgueria passou a se chamar Thanks Burger, uma homenagem à trajetória e à gratidão pelo que foi vivido nos últimos anos com o Food Truck.

Em maio de 2018, o Thanks Burger foi inaugurado com o propósito e pilares voltados para transparência, honestidade e bom relacionamento com o cliente.

O Delivery

“Quando abrimos, o mundo do delivery era outro, por isso nem pensamos em ter essa opção. Mas por coincidência, um marketplace inaugurou em Campinas no mesmo ano que nós e nos procuraram para oferecer o serviço, acabamos fechando. Porém, depois de algum tempo começamos a perceber que os clientes dos marketplaces eram recorrentes, ou seja, não era um cliente do marketplace que comprou no Thanks Burger, era um cliente do Thanks Burger que comprou pelo marketplace, então não tinha por que pagar uma alta taxa por um cliente que é meu, que o marketplace só intermediou.”

Por esse motivo, Lucas começou a pensar em ter uma solução de venda direta, mas o WhatsApp para ele não era uma opção. “Nunca gostamos de WhatsApp, por isso pensamos no aplicativo próprio.”

De início, o proprietário do Thanks Burger relata que foi resistente à possibilidade de mudança para um app próprio, por não saber se seria um serviço que funcionaria para seu negócio e que traria resultado. Após reflexão, Lucas iniciou as negociações com uma empresa desenvolvedora de aplicativo próprio de delivery, o Delivery Direto.

“Tomamos a decisão em dezembro de 2019, para começar com o aplicativo em janeiro de 2020. Quando a pandemia começou e veio o lockdown, nosso app já estava rodando super bem.”

O Delivery Direto e a pandemia

“O Delivery Direto foi fundamental para mim na pandemia. Na fase do lockdown, foi nosso principal canal de vendas. E hoje é o que traz maior faturamento. Consegui converter muitos clientes. Foram 4 mil downloads do app em 4 meses. Eu mandava um Push, 3 mil pessoas liam, mandava e-mail, 3.500 pessoas liam, é muita gente, se você converter 10% já são 400 pedidos.” O Thanks Burger atualmente chega a quase 70% de recorrência de pedidos no app próprio e já economizou mais de R$100 mil em taxas de marketplaces.

Além das notificações push e e-mail marketing, Lucas utiliza as ferramentas de fidelização, cupons de desconto personalizados, SMS e pesquisa de satisfação NPS. “Tudo o que o Delivery Direto me proporciona de ferramenta, eu utilizo, e isso me dá muito retorno. Eu consigo mandar um cupom melhor para um público quente, um cupom mais padrão para um público frio, consigo entrar em contato com cliente detrator, dar um brinde para um cliente promotor. Isso faz a diferença.”

As técnicas de migração

Para conseguir migrar os clientes de marketplaces e WhatsApp para o app próprio, Lucas traçou algumas estratégias eficazes que ele compartilha a seguir:

“Nosso trabalho de migração é recorrente, diário e agressivo, fazemos tráfego, mandamos flyers, enviamos sobre o app no chat do marketplace, temos um cupom de primeiro pedido que dá direito a uma batata gratis – foram quase 300 pedidos só com esse cupom –, anunciamos que o frete é mais barato no app próprio e que aceita vale refeição, além de contar com programa de fidelidade e ter produtos exclusivos que só vendemos no app da loja. Quando erramos algum pedido de marketplaces, oferecemos cupom de desculpa do app próprio para o cliente, assim ele acaba baixando o app para utilizar esse cupom. E em dias mais fracos, temos um cupom de desconto de R$10. Fazemos de tudo para que o cliente perceba que ao pedir pelo app próprio ele só terá vantagens, e vimos que está funcionando muito bem. Temos um cliente que já bateu 70 pedidos no app.”

lucas thanks burger

Por notar que a venda direta tem sido uma necessidade do mercado de food service, e que donos de restaurantes possuem alguns receios em relação à migração, Lucas está construindo um curso para ajudar empreendedores com as estratégias que ele mesmo utiliza. “Pensamos em vender nosso processo, o que fizemos para implantar o app próprio, para entregar, para migrar, para vender mais. Tudo o que fizemos com o Delivery Direto e foi um sucesso. Esse processo é replicável. Queremos que o mercado de app próprio cresça, porque hoje os donos de restaurantes são muito dependentes de marketplaces e isso é muito perigoso.”

A ação social

O Thanks Burger sempre trabalhou em ações sociais, 2 vezes por ano. Uma próximo ao aniversário da hamburgueria, em maio, e outra mais para o final do ano. 

“No pré pandemia, sempre fazíamos uma campanha de 1 hambúrguer vendido, 1 hambúrguer doado para instituições carentes. A ação durava cerca de 1 a 2 semanas. Era muito incrível levar os hambúrgueres para as crianças que nunca conseguiram comer esse tipo de alimento, eles ficavam muito felizes. Então veio a pandemia e interrompemos essa ação, pois tivemos que praticamente trabalhar para sobreviver.”

ação social thanks burger

A partir de abril de 2020, a ação passou a ser voltada para os próprios funcionários do Thanks Burger, já que parte da renda dos mesmos vinha dos 10% das taxas de serviço no salão. Sem essas taxas para compor o salário da equipe devido ao Lockdown, Lucas teve uma ideia. “Criamos a campanha de combo, um hambúrguer + brownie por R$15, e doamos o valor das vendas do brownie para nossa equipe. Foi tão legal, que desde então continuamos realizando essa ação.”

A mensagem

O proprietário do Thanks Burger finaliza com uma dica para os donos de delivery:

“Tenham motoboy próprio. Nossas entregas melhoraram muito. Quando fazíamos por motoboy de marketplace, ele demorava 40 minutos só para chegar na loja, ou seja, do minuto 0 ao minuto 40 eu não podia preparar o pedido porque ele ia ficar frio. Meu caixa tinha que controlar o tempo para ver quando o motoboy estava chegando para aí então mandar para cozinha. Isso em alta escala não tem como! Fora os erros de entrega. Por isso, não tenha medo de ter motoboy próprio. É importante e faz a diferença. Um tempo de entrega menor, significa maior recorrência de compras.”

Sobre o Delivery Direto

O Delivery Direto desenvolve aplicativo próprio de delivery e está no mercado desde 2016. Só em 2020, geramos mais de R$36 milhões de economia para os restaurantes! Nosso app é focado em conversão de vendas, com facilidades para você e para seu cliente! Temos uma proposta super completa para atender eficientemente quem vende e quem quer comprar. Tenha seu aplicativo próprio de delivery e aumente seu faturamento. Entre em contato conosco para saber mais sobre nossa plataforma.

1 Comentário

  1. Leonardo
    Leonardo no 14/05/2021 a partir do 10:49 am

    Bom dia! Espetáculo e é o que preciso! Pode enviar o exemplo desta mensagem que é enviada no chat do marketplace?
    Tento de todas as formas migrar os clientes, principalmente os recorrentes, mas desde outubro/2020, somente 1 foi
    Migrado

    Responder

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