Ticket médio: o que é e como melhorar o seu

Você já está familiarizado com o conceito de ticket médio? Muitos donos de restaurante ainda ficam um pouco confusos quando se deparam com esse nome. Ele explica uma ideia muito simples, mas extremamente importante para a administração do seu negócio.

Vamos explicar aqui o conceito geral de ticket médio e dar algumas dicas de como você pode melhorar o seu. Entender esse conceito é muito importante para o seu negócio, e por isso é interessante que você consiga ter um controle desse dado.

O que o ticket médio é e por que conhecê-lo?

De modo geral, pode-se dizer que o ticket médio representa o valor médio gasto por cada cliente no seu restaurante. Na realidade, esse valor se refere ao valor pago por um pedido, de modo que se entende que cada pedido corresponde a um cliente.

Aumentar o seu ticket médio significa que, numa média, cada cliente seu vai pagar mais em cada compra. assim, vai estar ganhando mais dinheiro por cada venda. E outra relação que pode ainda ser feita é uma entre o menor esforço para se chegar a um objetivo de venda.

Assim, a importância de saber esse dado de perto está justamente na possibilidade de saber melhor quais ações precisam ser feitas para melhorá-la.

Como calcular seu ticket médio?

O cálculo do ticket médio é feito da seguinte maneira: dividir faturamento total pelo número de vendas no período.

Deste modo, digamos que num mês você tenha um faturamentoi de R$ 20.000,00, que vieram de 400 pedidos recebidos. Portanto, seu ticket médio tem o valor de R$ 50,00.  

Aqui nesse cálculo entra o período que você achar mais adequado para o acompanhamento que deseja fazer. É possível considerar para seu cálculo períodos como semana, quinzena, mês. Outra possibilidade é o acompanhamento específico do valor médio gasto em determinado tipo de produto, como sobremesas, por exemplo.

De modo geral, contudo, o mais comum é que se dê mais atenção ao valor por cada compra. Isso porque esse cálculo facilita uma gestão mais completa e geral das vendas do restaurante.  

O planejamento necessário

Antes de saber como usar o valor obtido para o seu ticket médio, é importante fazer um planejamento. Entender o que significa esse valor para o seu negócio é fundamental.

Comece pensando em quanto você deseja ter de lucro e compare com o que já tem. Sabendo aonde quer chegar, fica possível saber o que deve ser feito para tornar seu objetivo possível.

Como melhorá-lo?

Tendo os conhecimentos necessários, você vai conseguir, então, seguir para aumentar o seu ticket médio. Se você quer que seu cliente gaste mais numa compra, há algumas ações que podem dar um resultado muito bom.

Criar promoções pode ser uma das formas mais imediatas de aumentar o valor gasto pelo seu cliente. Com uma condição do tipo “compre duas pizzas e leve um refrigerante”, há um incentivo para que os clientes que normalmente comprariam apenas uma pizza comprem duas.

Também ações como programas de fidelidade, descontos progressivo ou cupons de desconto estratégicos podem ajudar muito nessa tarefa. E seu trabalho será facilitado se você tiver alguma ferramenta que te ajude.

Outra ação que pode ajudar muito é o uso do upsell. Sugerir a inclusão de produtos complementares na compra dos seus clientes. Essa prática certamente trará resultados bem positivos para o valor do seu ticket médio, já que parte dos seus clientes comprará mais do que está acostumada.

É importante que você conheça seu ticket médio e tenha controle sobre esse dado do seu restaurante. Ele realmente vai ser de extrema importância para o crescimento do negócio. Com algumas ações simples você consegue incentivar os clientes a gastar mais e com mais recorrência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *