Um dos maiores desejos de todo dono de delivery é aumentar o lucro. Afinal, é isso que garante a saúde financeira do negócio. Além disso, com mais lucro é possível investir em melhorias e no crescimento do empreendimento.

Uma pesquisa da VR Benefícios mostrou que oito em cada dez estabelecimentos comerciais no Brasil passaram a fazer delivery durante a quarentena e vão manter essa modalidade no pós pandemia. Portanto, com o mercado de entregas cada vez mais disputado devido a essa aceleração, fica a dúvida: O que fazer para tornar seu delivery mais lucrativo? Confira no artigo.

1- Técnicas de cardápio

Fazer ajustes no cardápio do delivery é uma poderosa técnica para aumentar seu lucro, já que quando bem feito, o cardápio pode aumentar suas vendas em até 28%, segundo um estudo da Cornell University. ⠀

Veja algumas dicas para aplicar:

1.1- Descrição

Muitos restaurantes se limitam a contar apenas os ingredientes do prato, mas a dica é que você adicione descrições que dêem água na boca!

  • Use a característica de cada ingrediente como fresco, macio, sabor frutado;
  • Fale do modo de preparo: grelhado, assado, etc;
  • Utilize informações para encantar como “molho especial” ou a origem do alimento como “ervas importadas”;
  • Brinque com a imaginação do seu cliente e crie curiosidade!

1.2- Disposição

  • Coloque sempre os pratos mais caros no início do cardápio, e os mais em conta do meio para o fim. Assim, você cria uma percepção de compra mais vantajosa para o cliente;
  • Invista em boas fotos, isso garante que seu cliente fique com mais vontade ainda de experimentar aquele prato. Mas use fotos próprias!;
  • Separe por categorias e na sequência certa como: entradas, saladas, pratos frios, pratos quentes, combos, sobremesas e bebidas;
  • Turnos: verifique quais são os melhores pratos para cada momento do dia. Na hora do almoço é legal pensar em comidas mais práticas, rápidas e talvez até mais baratas, pois muita gente pode usar o vale refeição para fazer aquele pedido.

1.3- Menos é mais

Quando o cliente tem muitas opções para escolher, podem acabar desistindo de comprar. Isso porque, com o excesso de pratos, ele pode se sentir paralisado e pressionado. Esse fenômeno, pesquisado pelo psicólogo Barry Schwartz,  também é conhecido como “paradoxo da escolha”. Assim, ter uma quantidade menor de pratos no cardápio pode ajudar o seu cliente a comprar mais e mais rápido.

1.4- Upselling e cross selling

Excelentes táticas para aumentar o ticket médio do seu delivery!

upssel e cross sell aumentar lucro delivery

Cross selling: O cross selling é um termo do inglês, que não apresenta uma tradução muito exata. Pode ser entendido como venda cruzada. É uma estratégia que possui como ideia principal vender produtos que são complementares entre si. Por exemplo, se o cliente pedir um hambúrguer, você pode oferecer uma porção de fritas para acompanhar.

Upselling: Pode ser entendido como uma venda acrescida, em que a estratégia consiste em vender um produto superior ao qual o cliente escolheu. Por exemplo, se ele pediu uma porção simples de fritas, pode-se oferecer fritas com queijo ou com bacon, e, até mesmo fritas temperadas com algum tempero especial da casa. É uma tática baseada na relação custo/benefício. 

Para usar o upselling e cross selling a primeira coisa a fazer é identificar quais são os produtos do cardápio que combinam entre si e que podem ser vendidos juntos. Além disso, também é preciso analisar quais itens possuem versões melhores a serem oferecidas.

2- Promoções

Aproveitar datas e ocasiões especiais é uma estratégia muito usada para impulsionar as vendas, além de uma oportunidade de atrair novos clientes para conhecer o seu delivery. No entanto, para ter sucesso é preciso pensar em ações criativas que realmente chamem a atenção do público. As datas festivas podem ser boas opções. Cupons de desconto e itens grátis no cardápio, como uma sobremesa, podem fazer a diferença no faturamento. Mas atenção, planeje bem as promoções, sempre de olho na margem de lucro.

3- Divulgação

divulgar aumentar lucro delivery

Divulgar seu delivery é uma ótima maneira de aumentar o lucro. Já que, “para ser lembrado, você precisa ser visto”. Sendo assim, crie perfis nas redes sociais e mantenha postagens regulares. Demonstre desde o processo de seleção dos ingredientes, preparo, até como os pedidos são embalados para serem entregues. Se tiver promoções, esse também pode ser um bom canal para divulgação. Mas atenção, foque no público-alvo que você deseja alcançar. Isso quer dizer que todos os posts e a imagem do seu negócio de delivery deve conter a mesma comunicação verbal e visual, despertando a atenção de pessoas que gostam do tipo de comida que você vende.

Faça um feed atraente e compartilhável, realize enquetes, legendas criativas e interaja com os seguidores, demonstrando proximidade e reconhecimento do valor dos seus clientes. Evite deixá-los sem resposta ou não valorizar os comentários, marcações e engajamento que geram nas redes sociais. Quando um consumidor divulga o seu produto, compartilhe sempre que possível ou responda a marcação de forma gentil.

Para saber como destacar seu delivery da concorrência, veja este artigo.

 

 

4- Treinar equipe

A equipe pode fazer toda a diferença no lucro de um negócio. Desde a pessoa responsável por receber os pedidos de delivery, o chef de cozinha, até o entregador. Todos são peças fundamentais para o sucesso do empreendimento. Por isso, é muito importante manter o time bem treinado e capacitado, orientando-os e tirando as dúvidas que possam surgir. 

5- Fidelização de clientes

Uma coisa é certa: clientes que gostam do seu restaurante, são fiéis, compram recorrentemente e ainda indicam para conhecidos. Essa é uma das melhores estratégias para aumentar o lucro do seu delivery.

Sabe-se que cliente fidelizado custa de cinco a sete vezes menos que conquistar novos, isso porque o valor investido em publicidade e promoções é reduzido.  Além disso, as compras recorrentes de clientes fiéis representam até 70% de todas as vendas! Fidelizar traz diversos benefícios para seu negócio, entre eles: retenção de clientes; recompras, melhora no relacionamento; vantagem competitiva; marketing boca a boca; aumento do lucro e muito mais!

Veja algumas técnicas de fidelização:

5.1- Programas de fidelidade

Os programas de fidelidade estão super em alta pois os clientes se sentem recompensados e criam um vínculo maior com sua marca. Além de servir para lembrarem do seu estabelecimento e incentivar a recompra com maior frequência. 

Para criar um programa de fidelidade, é possível usar o mais simples e tradicional cartão de papel, mas hoje já existem várias opções de programa digital por pontos, que permitem que os clientes escolham seu benefício e interajam de forma online com o estabelecimento.

Segundo levantamento de dados de nossos clientes, um bom programa de fidelidade pode aumentar em pelo menos 30% a recorrência de compras!

5.2- Embalagens e tempo de entrega

Uma embalagem simples, sem nenhum tipo de personalização, não vai ajudar na fidelização do cliente. Isso porque ela não agrega uma experiência diferenciada que faça o consumidor lembrar do restaurante, muito menos gerar disposição para um feedback ou indicação aos amigos. Um estudo desenvolvido pela Galunion e Qualibest mostrou que 51% dos clientes disseram que já deixaram de comprar no restaurante por problemas nas embalagens. 

Uma boa embalagem atrai a atenção, fortalece a sua marca, incentiva o consumo e indicação gerando mais lucro. Além de atrativa, ela deve também ser adequada para o tipo de alimento que você está vendendo. Sendo assim, não veja isso como um gasto a mais, e sim, como um investimento extremamente necessário. 

Além das embalagens adequadas, é preciso ficar atento ao tempo de entrega. Segundo pesquisa da Qualibest, 58% das pessoas já deixaram de comprar novamente no delivery por problemas na entrega. Por isso, é preciso adotar algumas estratégias para reduzir o tempo, diminuindo a espera. 

6- Tecnologia

Aplicativo próprio de delivery aumentar lucro

Em um mundo cada vez mais digitalizado, usar a tecnologia é uma excelente alternativa para aumentar o lucro do delivery. Todavia, aplicativos de terceiros como os marketplaces tiram até 30% do seu faturamento devido às altas comissões cobradas por pedido. Essas taxas além de reduzirem a sua margem de lucro,  podem interferir na precificação dos seus produtos. Por isso, contar com um aplicativo próprio de delivery vai fazer seu negócio economizar e lucrar mais, já que não cobra comissão!

Veja outras funcionalidades de um app próprio para aumentar seu lucro:

  • Elimina gastos com erros de anotação manual de pedidos, já que automatiza a operação;
  • Fideliza clientes através de um programa de fidelidade automático;
  • Conta com cupons personalizados e divulgação automática de e-mails e notificações;
  • Tem uma gestão completa de cardápio e possibilidade de alteração em tempo real;
  • Possui inteligência artificial para recomendar produtos;
  • E muito mais!

Tudo pronto para aumentar o lucro do seu delivery? 

Sobre o Delivery Direto

Delivery Direto desenvolve aplicativo próprio de delivery e está no mercado desde 2016. Só em 2020, geramos mais de R$36 milhões de economia para os restaurantes! Nosso app é focado em conversão de vendas, com facilidades para você e para seu cliente! Temos uma proposta super completa para atender eficientemente quem vende e quem quer comprar. Tenha seu aplicativo próprio de delivery e aumente seu faturamento. Entre em contato conosco para saber mais sobre nossa plataforma.