Esse é um daqueles casos de sucesso de inspirar e dar esperança para qualquer empreendedor. Hoje, o Chopp da Vovó conta com 20 colaboradores, uma produção de 2 a 3 mil chopps por dia e 35 sabores diferentes comercializados em supermercados, rede de farmácias, delivery e loja física. Mas o começo não foi nada fácil. Conheça essa super história!
A História
O Chopp da Vovó surgiu há 26 anos em uma pequena casa no bairro do Trem, centro de Macapá, como forma de ajudar Dona Maria das Graças a lutar contra a depressão pela perda do marido e complementar a renda da família.
A vovó Gracilene, como era conhecida pelas crianças do bairro, viu na produção de uma receita antiga de chopp – conhecido em outras regiões do Brasil como geladinho, sacolé ou dindim- a chance de dar a volta por cima. Ela iniciou as vendas com apenas 4 sabores, vendendo em média 30 unidades por semana.
“Durante os primeiros anos as vendas foram tímidas, porque minha mãe fazia durante alguns meses, mas depois tinha algum episódio de depressão e interrompia a produção”, conta Gabriel Morais, filho de Dona Maria e atual gerente do Chopp da Vovó.
O crescimento
Após uma passagem de tempo, a vovó Gracilene passou a produzir os chopps diariamente, sem recaídas no quadro depressivo. As vendas começaram a aumentar e a conquistar grande clientela. Foi então que Larissa, esposa de Gabriel, e formada em publicidade, sugeriu o desenvolvimento de uma logomarca para o Chopp da Vovó e a colocação de um banner na entrada da casa de Dona Maria.
“Minha esposa ainda fez uma página no Facebook e Instagram para gente tentar ampliar o alcance de clientes. E deu certo, nossa história saiu até em um portal daqui e acabou viralizando. Então as vendas aumentaram ao ponto da minha mãe ficar preocupada em não conseguir dar conta de produzir tudo, porque o produto é artesanal, sem maquinários.”
Com o boom de vendas, Larissa saiu do emprego e decidiu ajudar Dona Maria na produção dos chopps em tempo integral e Gabriel se dividia entre o trabalho na área de contabilidade e o Chopp da Vovó.
“O G1, da Globo, nos procurou e publicou uma reportagem com a gente em 2016. Foi um turbilhão de emoções. Decidi, mesmo que com medo, pedir demissão e mergulhar de cabeça no negócio.”
O Delivery
As vendas de chopp até 2016 eram feitas somente na loja, sem operação de delivery. “Conversei com alguns amigos sobre operar por delivery e eles tentaram me desincentivar, falaram que não ia dar certo, mas resolvi colocar, primeiramente pelo WhatsApp.”
Porém, para Gabriel, o WhatsApp acabou se tornando um gargalo com o volume de mensagens e as indecisões frequentes nos pedidos dos clientes. “O WhatsApp acabou me estressando, então pensei em procurar algo que pudesse me auxiliar, um aplicativo que desse ferramentas suficientes para fazer com que o atendimento fosse com mais autonomia, eficiência e praticidade, não só para gente, mas para os clientes também. Comecei a pesquisar soluções e encontrei o Delivery Direto. E era mais até do que eu procurava”.
Com seu aplicativo próprio rodando, Gabriel investiu na divulgação da novidade em todos os canais. “Publicamos muito nas nossas redes sociais, fizemos vários flyers para mandar nos pedidos de marketplaces, sempre tentando mostrar as vantagens de pedir pelo aplicativo próprio, e os clientes foram migrando, gostando das promoções, do programa de fidelidade”.
O Delivery Direto
“Conseguimos migrar bem os clientes para o aplicativo próprio, principalmente quando começou a pandemia. Com a mudança do delivery pelo WhatsApp para aplicativo próprio o negócio cresceu cerca de 3,5 vezes mais em faturamento e hoje meu principal canal de vendas é o Delivery Direto, cerca de 60% das vendas vêm dele”, conta Morais.
Ele ainda relata que no inverno as vendas costumam cair devido às temperaturas mais baixas e que o Delivery Direto teve um papel fundamental nesse período em decorrência do leque de ferramentas e a autonomia que o aplicativo proporciona. “O Delivery Direto foi muito importante no inverno. Ele me ajudou a impulsionar as vendas em dias de frio ou chuva. Quando o movimento estava ruim eu ia lá na plataforma e criava uma promoção, um cupom de desconto, ou reforçava sobre o programa fidelidade e aí as pessoas esqueciam da chuva, do frio e compravam. Também fazia frete grátis, mas apenas dentro de um determinado horário. Então com essas ferramentas eu conseguia ir de um dia fraco com R$150 em vendas e terminar a noite com mais de R$1000. ”
Ainda sobre as ferramentas da plataforma própria, o empreendedor explica: “O Delivery Direto fornece tantas ferramentas para o empreendedor. Uma delas é saber quem são os clientes recorrentes, os sabores que mais saem. Tem clientes que já tem mais de 50 pedidos com a gente. Outra função muito importante para mim é o pós venda, que eu consigo fazer com a pesquisa de satisfação NPS, eu leio a avaliação, consigo entrar em contato com o cliente, sendo um comentário positivo ou negativo, saber o que preciso melhorar. Eu converso com eles. Toda segunda-feira eu faço isso.” Hoje o Chopp da Vovó atingiu uma recorrência de quase 70% no delivery próprio
A mensagem
Gabriel finaliza passando uma dica para donos de delivery:
“Fazer delivery não é difícil, basta você ter organização, bons funcionários, procurar empresas capacitadas como o Delivery Direto que te dão suporte e direção, porque foi isso que fizeram comigo. Eu sou muito grato por ter o Delivery Direto nesse momento tão delicado da pandemia”.
Sobre o Delivery Direto
O Delivery Direto desenvolve aplicativo próprio de delivery e está no mercado desde 2016. Só em 2020, geramos mais de R$36 milhões de economia para os restaurantes! Nosso app é focado em conversão de vendas, com facilidades para você e para seu cliente! Temos uma proposta super completa para atender eficientemente quem vende e quem quer comprar. Tenha seu aplicativo próprio de delivery e aumente seu faturamento. Entre em contato conosco para saber mais sobre nossa plataforma.
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