O fim de ano é uma época em que os donos de restaurante têm diversas dificuldades. São os gastos com funcionários, a correria com o atendimento e a dificuldade em lidar com fornecedores diversos. Essa é, contudo, uma época em que o seu lucro pode ter um grande crescimento. Para aumentar as vendas do delivery no fim de ano, é fundamental investir em estratégias específicas.
Se você não quer começar estratégias novas antes do ano que vai começar, já é hora de repensar isso. Diferente do que muita gente pensa, o fim de ano é o momento perfeito para inovar e colocar em prática ideias novas. Mas se você ainda está um pouco perdido sobre como inovar, pode aproveitar as estratégias mais simples para impulsionar seus resultados.
Por isso vamos dar algumas dicas de como o seu negócio pode ter uma melhora de resultados através da suas técnicas de venda. Elas te ajudarão a ter mais opções para atrair clientes e promover sua marca. O mais importante é que você tenha artifícios para otimizar as vendas do modo mais inteligente possível.
Aproveite o clima de festas
Desde a decoração até promoções especiais, o seu cliente sempre espera algo que mantenha vivo o clima de fim de ano. Esse é um bom momento para investir na divulgação temática, já que os clientes estão dispostos a gastar mais por isso. Mesmo que nos últimos anos o comportamento de compra dos consumidores tenha sido mais contido, as saídas para comer têm aumentado, e a tendência é que sejam ainda mais volumosas em épocas festivas.
Você não precisa estar preparado apenas para as noites de Natal e Ano Novo, mas para essa época como um todo. São muitos os clientes que esperam encontrar comidas típicas durante o período de fim de ano. Basta aproveitar esse momento para chamar a atenção dos seus clientes e ganhar mais dinheiro.
Indicação de amigo
Seus clientes podem ser muito mais valiosos para você do que apenas por meio da compra direta. Podem, inclusive, ser uma ferramenta importante de divulgação para o seu negócio. E é ainda melhor se você tiver artifícios para impulsionar essa “propaganda” de modo ativo e eficiente. A integração entre você e seus clientes deve ganhar atenção especial, considerando os potenciais resultados desse trabalho.
As ferramentas disponíveis no aplicativo próprio são muito importantes para a construção de um sistema de indicação eficiente. Seus clientes precisam ter um incentivo a mais para indicar o seu restaurante aos amigos e familiares. Bem como os indicados gostam de ter alguma vantagem já na primeira visita ao seu estabelecimento.
Mesmo que você ainda tenha um pouco de relutância em fazer uma ação com o fim de conseguir indicação dos clientes, não há como negar a importância do boca a boca para qualquer negócio. Por isso é muito benéfico ter uma ferramenta que fornece os meios necessários para um acompanhamento eficiente das indicações. Afinal, quando há um trabalho focado em vendas, os resultados mostram-se muito mais positivos. Você verá como essa iniciativa vai além de aumentar as vendas do delivery no fim de ano, gerando resultados duradouros.
Pesquise o interesse dos clientes
Se você está pensando em oferecer uma ceia durante a noite de natal ou uma festa de réveillon, seria uma boa ideia buscar saber se seus clientes estão interessados em aproveitar esse momento no seu restaurante. Dependendo do resultado dessa pesquisa, pode ser necessário avaliar se vale a pena oferecer essas opções no salão ou se seria uma boa oportunidade para investir no serviço de delivery dedicado a essas datas especiais.
Não é necessário que seu restaurante ofereça nenhum tipo de festa comemorativa especial, apesar de muitos clientes gostarem disso. Tenha uma projeção da resposta deles! É muito importante que você saiba se seu esforço terá um bom retorno.
Pratos especiais
Os pratos típicos de fim de ano são sempre um atrativo para clientes. Aproveite e faça uma divulgação inovadora usando um cardápio especial. Renove os pratos de sempre, escutando o que os clientes querem e os surpreenda.
É uma boa criar alternativas para o seu público, de modo a oferecer opções diferenciadas. Que tal incrementar os pratos favoritos dos clientes com alternativas especiais? Podem ser substituições ou a possibilidade de adições. Eles certamente vão gostar da novidade e a ideia de edição limitada aumentará o interesse deles.
E não deixe de oferecer sobremesas especiais. Esse período do ano tem sobremesas pelas quais os clientes esperam durante o ano inteiro. Certamente não vão hesitar em comprá-las. Tendo as opções que o cliente espera ver, você mostra como está no mesmo clima que ele.
Crie um cardápio especial de delivery
Algo que pode ficar um pouco esquecido nesse período é o delivery do restaurante. Esse serviço às vezes não é aproveitado com todo o potencial que poderia, devido à correria de fim de ano e à dificuldade em explorar ferramentas específicas para melhorar o desempenho do negócio.
Se você quer aproveitar esse momento para aumentar as vendas por delivery, pode criar opções especiais para os clientes que vão fazer pedidos online, por exemplo. Estruturar um cardápio direcionado especialmente para quem vai pedir no delivery é muito eficiênciente para incentivar uma aderência mais efetiva e imediata.
Você pode aproveitar a praticidade do delivery no restaurante para o fim de ano. Esse é um artifício que vai agilizar sua produção e trazer mais vendas. Além disso, vai incentivar os clientes a começar as comemorações de fim de ano mais cedo.
Eles receberão as ofertas especiais com naturalidade e estarão abertos a aproveitá-las. Lembre-se de apostar na questão da sazonalidade para gerar maior apelo, para que a adesão e a conversão sejam ainda melhores. Outra ação que pode funcionar bem é criar estratégias de upsell, oferecendo ativamente as opções de fim de ano para os clientes.
A melhor forma de impactar o cliente é através de ações que chamem a atenção positivamente. Por isso é sempre uma boa ideia mostrar a vantagem em usar o aplicativo para realizar pedidos. Essa é uma boa alternativa para o restaurante, por ser uma forma de gerar mais vendas, otimizando o tempo de trabalho.
Cupons de desconto
Para incentivar os clientes a comemorarem ainda mais durante esse período, é uma boa ideia investir em cupons de desconto especiais. A resposta será muito boa ao oferecimento de prêmios que tenham a ver com o fim de ano.
Lembre-se que seu cliente só vai conhecer as condições especiais quando você apresentá-las a ele. Por isso é tão útil ter ferramentas que aproximem o contato entre o cliente e as suas promoções. O melhor é ter a iniciativa de criar uma comunicação eficiente e fluida. Um bom exemplo disso é usar o tema de fim de ano e apresentar o cupom como um presente de natal.
Uma boa ideia são os cupons de frete grátis para pedidos acima de determinado valor. Isso certamente contribuirá para o aumento do seu ticket médio. Inclusive já foi mostrado, numa pesquisa do Cuponomia, que 11% dos compradores online sempre gastam mais do que o planejado e usam cupons de desconto para economia recorrente.
Você pode, inclusive, aproveitar os cupons para promover os pratos especiais de temporada. Essa é uma tática que vai funcionar muito bem para engajar os clientes ainda mais nas ações sazonais. Tente sempre manter a sensação de urgência relacionada à ideia de sazonalidade dessas ofertas. E a dica de sempre continua valendo: deixe claro por quanto tempo as promoções são válidas e facilite o caminho dos clientes até elas.
Conclusão
Você pode fazer diversas ações para otimizar o rendimento do seu restaurante no fim de ano. Esse é um momento que seu restaurante pode aproveitar para ter um aumento significativo nas vendas. Da mesma forma, se você não fizer um trabalho especial, pode ter um resultado abaixo do esperado.
Mais do que nunca, é necessário inovar sempre que possível, pensando nas tendências de compra dos clientes. Diante de tantas mudanças em relação ao consumo nos últimos tempos, é muito importante que haja uma forma de impulsionar as compras.
Você já começou a preparar seu restaurante para o fim de ano? Conte nos comentário e compartilhe o que você usa como estratégia.
muito bom, obrigado
Obrigada pelo feedback, Luiz! Continue nos acompanhado para não perder nenhuma novidade!
Excelente as dicas! Vlw!
Agradecemos o feedback! 🙂