É hora de preparar seu restaurante para o fim de ano!

O último mês de 2018 está aí, e com ele vem a necessidade de preparar o restaurante para o fim de ano. Os clientes adoram esse momento, então aposte na inovação para chamar a atenção deles.

Desde a decoração até promoções especiais, o seu cliente sempre espera algo que mantenha vivo o clima de fim de ano. Esse é um bom momento para investir na divulgação temática, já que os clientes estão dispostos a gastar mais por isso. Mesmo que nos últimos anos o comportamento de compra dos consumidores tenha sido mais contido, as saídas para comer têm aumentado, e a tendência é que sejam ainda mais volumosas em épocas festivas.

Você não precisa estar preparado apenas para as noites de Natal e Ano Novo, mas para essa época como um todo. São muitos os clientes que esperam encontrar comidas típicas durante o período de fim de ano. Para aproveitar esse momento e ganhar mais dinheiro, é importante ter em mente alguns fatores importantes.

Pratos especiais

Os pratos típicos de fim de ano são sempre um atrativo para clientes. Aproveite e faça uma divulgação inovadora usando um cardápio especial. Renove os pratos de sempre, escutando o que os clientes querem e os surpreenda.

É uma boa criar alternativas para o seu público, de modo a oferecer opções diferenciadas. Que tal incrementar os pratos favoritos dos clientes com alternativas especiais? Podem ser substituições ou a possibilidade de adições. Eles certamente vão gostar da novidade e a ideia de edição limitada aumentará o interesse deles.

E não deixe de oferecer sobremesas especiais. Esse período do ano tem sobremesas pelas quais os clientes esperam durante o ano inteiro. Certamente não vão hesitar em comprá-las. Tendo as opções que o cliente espera ver, você mostra como está no mesmo clima que ele.

Cupons de desconto

Para incentivar os clientes a comemorarem ainda mais durante esse período, é uma boa ideia investir em cupons de desconto especiais. A resposta será muito boa ao oferecimento de prêmios que tenham a ver com o fim de ano.

Você pode, inclusive, aproveitar essa oportunidade para promover os pratos especiais de temporada. Essa é uma tática que vai funcionar muito bem para engajar os clientes ainda mais nas ações sazonais. Outra ação que pode funcionar bem é criar estratégias de upsell,  oferecendo ativamente as opções de fim de ano para os clientes.

Tente sempre manter a sensação de urgência relacionada à ideia de sazonalidade dessas ofertas. E a dica de sempre continua valendo: deixe claro por quanto tempo as promoções são válidas e facilite o caminho dos clientes até elas.

Também é uma forma de garantir mais vendas durante um período em que os consumidores estão predispostos a gastar somente em momentos específicos. Explorar o delivery do restaurante pode gerar diversas vendas em dias de menor rendimento. Use todos os artifícios que puder para incentivar os clientes a comprar mesmo quando não estavam planejando fazê-lo.

Pesquise o interesse dos clientes

Se você está pensando em oferecer uma ceia durante a noite de natal ou uma festa de reveillon, seria uma boa ideia buscar saber se seus clientes estão interessados em aproveitar esse momento no seu restaurante. Dependendo do resultado dessa pesquisa, pode ser necessário avaliar se vale a pena oferecer essas opções no salão ou se seria uma boa oportunidade para investir no serviço de delivery dedicado a essas datas especiais.

Não é necessário que seu restaurante ofereça nenhum tipo de festa comemorativa especial, apesar de muitos clientes gostarem disso. Tenha uma projeção da resposta deles! É muito importante que você saiba se seu esforço terá um bom retorno.  

Explore o delivery

Algo que pode ficar um pouco esquecido nesse período é o delivery do restaurante. Esse serviço às vezes não é aproveitado com todo o potencial que poderia, devido à correria de fim de ano e à dificuldade em explorar ferramentas específicas para melhorar o desempenho do negócio.

Você pode aproveitar a praticidade do delivery no restaurante para o fim de ano. Esse é um artifício que vai agilizar sua produção e trazer mais vendas. Além disso, vai incentivar os clientes a começar as comemorações de fim de ano mais cedo.

Eles receberão as promoções especiais com naturalidade e estarão abertos a aproveitá-las. Lembre-se de apostar na questão da sazonalidade para gerar maior apelo, para que a adesão e a conversão sejam melhores ainda.

A melhor forma de impactar o cliente é através de ações que chamem a atenção positivamente. Por isso é sempre uma boa ideia mostrar a vantagem em usar o aplicativo para realizar pedidos. Essa é uma boa alternativa para o restaurante, por ser uma forma de gerar mais vendas, otimizando o tempo de trabalho.

 

Você pode fazer diversas ações para otimizar o rendimento do seu restaurante para o fim de ano. Esse é um momento que seu restaurante pode aproveitar para ter um aumento significativo nas vendas. Da mesma forma, se você não fizer um trabalho especial, pode ter um resultado abaixo do esperado.

Mais do que nunca, é necessário inovar sempre que possível, pensando nas tendências de compra dos clientes. Diante de tantas mudanças em relação ao consumo nos últimos tempos, é muito importante que haja uma forma de impulsionar as compras.

Você já começou a preparar seu restaurante para o fim de ano? Conte nos comentário e compartilhe o que você usa como estratégia.

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