Como atrair um público com restrições alimentares

As restrições alimentares, que se tornam cada vez mais comuns no Brasil, são responsáveis por uma mudança no perfil de consumo de comida de diversos clientes em potencial. Seja devido a escolhas pessoais de alimentação, alergia ou intolerância a certo alimento, o público consumidor tem pensado muito mais sobre a comida que compra.

Ter um cardápio alternativo é algo que daqui a pouco tempo será o mínimo esperado dos restaurantes em todo o Brasil. Que tal, então, já ir se adaptando bem a essa tendência que promete crescer nos próximos anos? Vamos dar dicas para você incorporar essa prática no seu restaurante e aproveitá-la da melhor forma possível.  

Por que ter opções para clientes com restrições alimentares?

Segundo uma pesquisa da Datafolha realizada em 2017, a intolerância a lactose no Brasil, por exemplo, chegou a atingir 35% dos brasileiros com mais de 16 anos. Isso mostra uma necessidade do mercado em se adaptar à realidade de quem vive com alguma restrição alimentar.

E ainda que as restrições alimentares atinjam um número grande de pessoas, poucas são as opções delas para comer fora de casa. Assim, atender ao público que espera poder comer fora de casa com mais conforto é uma ideia excelente.

Essa é uma grande dificuldade que os consumidores com restrições alimentares enfrentam. Ter restrição em relação aos estabelecimentos frequentados é algo que os deixa muito incomodados. Por outro lado, é uma boa surpresa quando conhecem novos restaurantes que sabem das suas necessidades. Isso é algo muito valioso para a fidelização dessa clientela.

Como atrair esse público?

Uma boa opção é usar o diferencial de ofertas do seu restaurante como um atrativo para clientes novos. No Brasil, ainda são poucos os restaurantes que apresentam uma variedade extensa de opções para atender a públicos diferenciados. Você pode usar isso a seu favor!

Ao mostrar para o cliente logo de início que você pensa em diversos públicos, ele certamente terá um motivo a mais para comprar de você. Aproveite as más experiências que eles já possam ter tido em outros estabelecimentos para mostrar como você tem opções mais interessantes.

Vale também apostar em propagandas que mostrem logo de cara como o seu estabelecimento é mais completo. Seja através de um espaço especial no cardápio exposto na frente do restaurantes, de um destaque no cardápio online ou de outra ação, a propaganda é fundamental para que seu cardápio especial tenha mais destaque.

Fazer um bom cardápio

Para que a primeira impressão do cliente seja positiva, é fundamental ter um bom cardápio. Mesmo que os pratos sem lactose ou veganos, por exemplo, já estejam no cardápio convencional, vale dar um destaque para eles.

Deixando claro para o cliente quais pratos se encaixam na dieta dele, você estará facilitando a compra e melhorando a sua experiência. Além disso, uma pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostrou que 55% dos brasileiros consumiriam produtos veganos se eles estivessem sinalizados como tal. 

Sinalizar os pratos que podem ser consumidos pelos clientes com restrições em meio aos pratos convencionais dá uma sensação de maior naturalidade. Assim seus clientes verão suas opções especiais como alternativas inclusivas. Essa prática terá efeitos positivos na visão do público e também gerará mais clientes fiéis. Uma boa, portanto, é ter mais de uma opção de prato no “cardápio alternativo”, para que os clientes fiquem mais satisfeitos.

Faça algumas alterações simples

Para que o seu restaurante comece a adotar essa prática, não será necessário um trabalho ou gasto absurdos. É claro que se você ainda não serve nenhum prato que possa ser consumido por quem tem restrições alimentares, será necessário incluir alguns itens. Mas caso você possa aproveitar pratos do cardápio convencional, é possível se adaptar mais facilmente.

Uma ideia simples é complementar o cardápio oferecido no salão com adesivos que sinalizem os pratos. Assim os clientes podem ver imediatamente quais são as opções que podem consumir. Sem falar que existem pessoas que preferem pratos sem glúten ou carne, por exemplo, mesmo sem terem restrições alimentares.

Além disso, os cardápios online são facilmente adaptáveis. Basta fazer as mudanças necessárias  – e lembrar de chamar a atenção do cliente para elas. Essa, inclusive, é uma das grandes vantagens da plataforma do Delivery Direto, que dá ao dono de restaurante a possibilidade de mudar o cardápio quando quiser, de modo rápido e fácil. Assim o cliente pode ficar sempre atualizado, e o aproveitamento das oportunidades pelo negócio é maior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *