Uma pesquisa da VR Benefícios apontou que a quantidade de restaurantes, lanchonetes, padarias e mercados brasileiros que fazem delivery passou de 49% para 81% após a pandemia. Assim, com o serviço em alta, é preciso destacar-se da concorrência, e para isso seu delivery precisa ser eficiente e focado em obter a satisfação do consumidor. Sendo assim, uma das maneiras de atingir esses objetivos é reduzir e otimizar o tempo de entrega do delivery. Afinal, fazendo entregas mais rápidas, seu delivery vende mais. Além disso, o tempo de entrega é um dos principais critérios que leva o cliente a escolher o seu restaurante em vez da concorrência.
Confira no artigo como melhorar esse processo!
Qual o tempo de espera ideal?
É importante que seja o menor possível. Além disso, é necessário ter uma estimativa de tempo de entrega do delivery para tranquilizar o cliente quanto à agilidade do serviço. Nenhuma pessoa vai querer pagar por um serviço que ultrapasse uma margem de 40 minutos, tempo normalmente estimado para delivery.
Um tempo de entrega longo, compromete a experiência do cliente, e quando isso acontece, a chance dele voltar a fazer outros pedidos se torna pequena. Se acontecer de o tempo ser extrapolado, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (Art. 35.), o cliente pode cancelar o pedido. Segundo pesquisa da Qualibest, 58% das pessoas já deixaram de comprar novamente no delivery por problemas na entrega. Por isso, é preciso adotar algumas estratégias para reduzir o tempo de entrega do delivery, diminuindo a espera.
6 maneiras para otimizar e reduzir o tempo de entrega no delivery
Para uma entrega mais rápida, seu delivery precisa de pedidos mais organizados, processos que conversem entre si e funcionalidades de tecnologia.
Estoque organizado
Ter a gestão do estoque em dia, ou seja, possuir uma despensa ou área de estocagem bem distribuída e devidamente identificada, agiliza o preparo dos pratos e acelera a entrega destes. Basta pensar que, se tudo estiver funcionando normalmente, qualquer ganho no tempo de produção pode compensar o tempo adicional do entregador.
Recebimento automatizado dos pedidos
Gerenciar os pedidos do seu restaurante apenas através de ligações, WhatsApp e anotações em papel, pode gerar erros, retrabalho e queda na produtividade. Dessa forma, é fundamental automatizar o atendimento do seu delivery para uma entrega ágil.
A forma mais eficiente de receber pedidos atualmente é por aplicativo de delivery próprio. Os processos são automatizados e levam menos tempo para serem realizados. Além disso, os aplicativos próprios contam com algumas vantagens em relação aos marketplaces: você pode alterar o cardápio em tempo real, sem depender de terceiros para aprovar mudanças. Portanto, quando algum item ficar indisponível no seu cardápio, essa mudança no app próprio é feita instantaneamente, evitando pedidos de itens fora de estoque.
Ter um sistema de gestão também pode reduzir o tempo de entrega, já que ele automatiza a gestão do estoque, entre outras funções. A combinação aplicativo próprio + sistema de gestão, podem acelerar seu delivery! Você pode entender mais sobre um sistema integrado e suas vantagens aqui.
Padrões na produção
Manter um padrão na cozinha ajuda no fluxo de tempo. Usar fichas técnicas, são maneiras de acelerar os processos, ela é fundamental para padronizar a produção dos pratos e garantir um preparo mais rápido e consequentemente, uma entrega mais ágil.
Outro ponto importante é fazer o mise en place. O ideal é você saber quanto de cada item você vende em média por dia. Com essa informação, você deixa a cozinha e todos os ingredientes preparados para atender esse número, assim quando os pedidos começarem a chegar, poderão ser atendidos com mais agilidade. Com relação às embalagens, deixe-as pré-montadas e os descartáveis como guardanapos e talheres, separados. Não se esqueça das etiquetas de produção e lacres de segurança.
Time ágil
Tenha profissionais treinados, motivados e que se dediquem em suas tarefas. Isso faz a diferença dentro da cozinha, pois eles estarão aptos a resolver qualquer situação com rapidez. Por isso, deixe claro como e quem deverá fazer os processos de preparo, montagem, embalagem, conferência e despacho. Se a operação é eficiente, o tempo de entrega também pode ser reduzido.
Agrupamento de entregas
Depois da cozinha, o próximo passo é passar o produto para os motoboys. O agrupamento dos pedidos é extremamente relevante para o tempo de entrega do delivery. Desse modo, tenha procedimentos definidos para determinar se o motoboy precisará sair com mais de um pacote. Para isso, você precisará ter uma visualização de todas as entregas em um único local e agrupá-las quando for conveniente. Assim, você consegue melhorar a logística, otimizar e reduzir o tempo de entrega do delivery até mesmo em horários de pico. Mas atenção: faça isso somente quando for viável e não “estourar” o prazo prometido ao cliente.
Rotas alternativas
Caso seu restaurante fique em alguma região que possui movimentação grande de carros, gerando congestionamento em alguns horários, é necessário que você conte com uma segunda opção de rota. Por isso, estude o mapa da cidade, assim fica fácil criar rotas alternativas que facilitem o trabalho dos motoboys.
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Ótimas dicas. Uma entrega atrasada pode acabar ocasionando uma má experiência por parte do cliente.
Agradecemos o feedback 🙂