As datas comemorativas são uma excelente oportunidade de melhorar as vendas no seu restaurante. Existem muitas possibilidades de ações promocionais que podem ser feitas em momentos específicos para que o volume de vendas aumente. Diego Puchille, do Pin Burger, localizado em São José dos Campos, aproveitou o dia mundial do hambúrguer, principal data do setor, para vender 14x mais no delivery, lançando uma estratégia promocional agressiva, sem perder percepção de produto e trazendo muito retorno em divulgação espontânea e orgânica.
Confira essa história de sucesso!
O Pin Burger
Com 60m², a fast food foi inaugurada dia 26/10/19 em São José dos Campos, interior de São Paulo.
A ideia de Diego sempre foi ter um negócio simplificado, com poucos itens para administrar, por essa razão, definiu que a hamburgueria teria um cardápio simples, com apenas um lanche e variações deste. “É de onde surgiu nosso reason to believe: nós buscamos a simples perfeição do Burger. A simplicidade, com o simples, a qualidade como perfeição e o Burger por ser uma marca descolada, que fala diretamente com o jovem, por isso não chamamos de hambúrguer. Esse são nossos pilares de negócio”, conta Diego.
A ideia promocional
A ideia surgiu em fevereiro, na pré pandemia, com a proposta de vender hambúrguer a R$1,99 – com pedido mínimo de R$19,90 e limitado a 2 hambúrgueres por pedido.
A estratégia de divulgação
Com o fechamento dos estabelecimentos em março, devido ao coronavírus, Puchille conta que em abril começaram a disparar flyers sobre a promoção em todos os pedidos de delivery, contendo poucas informações sobre esta, porém, o suficiente para despertar curiosidade e fazer com que as pessoas os seguissem nas redes sociais, para ficar de olho em qualquer novidade sobre a promoção.
Na semana do hambúrguer, Diego enviou hambúrgueres para diversos influenciadores digitais da cidade, para que eles provassem e os promovessem nas redes sociais. “Também disponibilizamos cupons de R$10, divulgados pelos influencers, com o nome de cada um”.
No dia 27/05 os Storys chegaram a 15k de visualizações.
O dia do Hambúrguer
No dia 28/05, com 3 motoboys, o Pin Burger recebeu o primeiro pedido às 11h06, e junto com ele, mais de 20. “Quando me dei conta, já estava com mais de 50 pedidos na régua antes de meio dia”. Diante da situação, Diego pediu reforço, contando com 8 motoboys no almoço. “Meio dia e meio tive que fechar a loja, se não, não daríamos conta. Reduzi o raio de entrega para 5km, para otimizar a rota dos motoboys, e coloquei uma atendente só para responder as mensagens que recebíamos.”
“Consegui regularizar a situação por volta de 14h30. Só então os pedidos, cerca de 10 a 15 em cada meia hora, começaram a chegar no cliente com 50-55 minutos.”
De acordo com Diego, a situação se manteve até 17h30, quando novamente tiveram que fechar a loja depois da régua atingir 80 pedidos. “Cada motoboy saia na rota com 3 pedidos, com 8 motoboys, conseguia entregar 24 pedidos em uma rota de 30/40 minutos. Com 1h30 de régua, tive que fechar“.
Reabriram às 19h00, o último pedido do delivery foi entregue às 22h00, momento em que ficaram sem estoque de pão e decidiram encerrar, conseguindo vender mais de 700 lanches no dia.
O Delivery Direto
Diego utilizou cupons de descontos personalizados, divulgados por influencers, para trazer clientes para a plataforma do Delivery Direto. “No dia do hambúrguer, foram 544 downloads do aplicativo. Nossa base de clientes foi de 120 para 438. Hoje tenho bastante recompras”.
Segundo Puchille, ter um meio de comunicação direta com o cliente o auxiliou muito a resolver problemas com atraso de entrega ou pedidos errados. “Conseguimos ver as ocorrências, entrar em contato com o cliente no dia seguinte e fazer um relacionamento, dar um cupom de desconto pelo erro, pedido de desculpas e fidelizar. Ter o contato do cliente é fenomenal.”
Através da Pesquisa de Satisfação NPS (Net Promoter Score), Diego entrou em contato com todos os clientes que ficaram abaixo de neutro na avaliação. “Entramos em contato e muitos conseguimos converter”.
“Se não fosse pelo CRM da plataforma do Delivery Direto, eu jamais saberia quem é meu cliente, o cara que recebeu o produto errado eu jamais ia conseguir conversar com ele e entender por que ele avaliou negativamente. Em marketplaces, é tudo no escuro, você paga uma comissão caríssima e não tem acesso a nada, quem detém toda a informação são eles”, conta Puchille.
“Aproveitamos uma data comemorativa do nosso setor para fazer algo de impacto com nossos clientes. Trouxemos muita visibilidade a um custo baixíssimo de marketing e publicidade”, finaliza Diego.
Que tal fazer como o Pin Burger e usar datas comemorativas para vender mais no delivery?
Sobre o Delivery Direto
O Delivery Direto é empresa líder de mercado no desenvolvimento de aplicativo próprio para restaurantes. Mais de 1800 clientes. Podemos ajudar você na criação e implantação de um bom aplicativo de delivery para seu estabelecimento vender muito mais!