Veja as tendências para restaurantes em 2022.

O mercado de Food Service

A pandemia criou situações desafiadoras para empreendedores de diversos segmentos. E apesar de ser um dos mais afetados, o setor de alimentos segue reagindo bem e se recuperando gradativamente. 

Para 2022, a expectativa do mercado é de que, com o avanço da vacinação e a melhoria geral do cenário epidemiológico, ele possa voltar a operar normalmente. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), o setor foi responsável por 28% das vendas da indústria alimentícia em 2021, com valores estimados em mais de R$166 bilhões.

Com um novo ano começando, é importante estar atento a algumas movimentações, mudanças de consumo e tendências para restaurantes. Em 2020 e 2021, vimos o boom do delivery e o take away, resultado do isolamento social. E para 2022, será que essas modalidades seguem em alta? Quais serão as novas tendências para restaurantes este ano? Confira no artigo. 

1) Restaurantes com espaços abertos

Restaurantes com espaços abertosSegundo pesquisa da Galunion/Instituto Qualibest, 82% dos consumidores têm buscado espaços abertos e bem ventilados, ou seja, estabelecimentos que contam com mesas em varandas, salões com grandes janelas ou espaços abertos e ao ar livre, como mesas nas calçadas. Apenas 5% preferem praças de alimentação em shoppings ou centros comerciais. Portanto, invista em um espaço no qual seus clientes possam fazer a refeição ao ar livre, como calçadas ou salões abertos. Food Trucks na rua também são modelos de negócios que têm tudo para ter grande aderência dos consumidores.

2) Cardápio QR Code

Na onda dos cardápios online e digital, o cardápio QR Code surgiu para substituir o cardápio impresso, oferecendo uma experiência moderna e segura na hora de fazer o pedido. QR Code é a abreviação de Quick Response Code, ou na tradução, Código de Resposta Rápida. É um código de barras bidimensional que pode ser facilmente escaneado usando a maioria dos telefones celulares equipados com câmera. Esse código é convertido em texto, um endereço URL, um número de telefone, uma localização georreferenciada, um e-mail, um contato ou um SMS.

Assim, o cardápio via QR Code é uma forma de visualizar o menu do restaurante, sem precisar manusear um cardápio de papel. Em 2022, mais restaurantes irão abandonar os cardápios impressos e apostar nas vantagens do QR Code.

3) Automação do atendimento

As transações sem contato ficaram muito populares nos últimos anos. Por isso, estão entre as tendências do mercado de restaurantes que impactam a operação em 2022. Exemplos são os totens de autoatendimento e o cardápio via QR Code, como já mencionado. Os garçons também podem usar dispositivos eletrônicos, como tablets ou smartphones, para anotar os pedidos dos consumidores.

O autoatendimento não é apenas mais rápido, mas também mais prático para o cliente e o empreendimento, uma vez que possibilita alterações com facilidade. Além disso, é mais seguro do ponto de vista sanitário, pois limita o contato entre consumidores e garçons.

4) Delivery 

delivery tendências restaurantes 2022

O mercado de delivery no Brasil cresceu muito nos últimos anos. Ele foi o responsável por proporcionar aos restaurantes a oportunidade de continuar vendendo mesmo em tempos de distanciamento social. 

E veio para ficar e se fortalecer cada vez mais, mesmo com a reabertura dos estabelecimentos. Quem ainda não investiu, deve incrementá-lo ao negócio o quanto antes, pois em 2022 esse modelo de negócio continuará em alta. Prova disso é que, segundo relatório divulgado em janeiro pela National Restaurant Association, cerca de 68% dos entrevistados declararam que agora são mais propensos a pedir delivery para receber em casa ou no trabalho do que antes da pandemia.

Além disso, o trabalho híbrido e 100% online, que vem sendo adotado por muitas empresas, também influencia nessa previsão. 15% das organizações pretendem continuar de forma online mesmo após a pandemia, enquanto 36% apostam no formato híbrido, o que faz com que o delivery se torne uma opção muito mais viável para quem já tem sua rotina dentro de casa.

Um estudo realizado com empreendedores de alimentos pela ANR, em parceria com a consultoria Galunion e com o Instituto Foodservice Brasil (IFB), mostrou que a receita hoje na modalidade de delivery representa 39% do total do faturamento dos negócios. O número era de 24% antes da pandemia. O estudo quis saber ainda se as empresas manteriam o delivery com a reabertura dos restaurantes: 85% afirmaram que sim.

E ainda, é importante ressaltar que a pandemia não acabou, com as novas ondas, é fundamental estar preparado para qualquer adversidade e contar com uma operação de delivery bem estruturada.

Site e aplicativo próprio de delivery

Como mencionamos, o delivey continuará em alta em 2022. E para não depender de atendimento pelo WhatsApp e telefone, fugir das altas taxas cobradas pelos marketplaces e ainda promover sua marca, saindo à frente da concorrência, uma das principais tendências no setor de food service que continuará forte este ano é ter seu próprio site e aplicativo de delivery!

Vantagens: 

  • Além de não pagar comissões, você conta com um meio de contato direto com o cliente. Isso facilita a comunicação e fortalece sua relação com ele.
  • É possível criar programas de fidelidade, com benefícios e promoções exclusivas.
  • Autonomia: Você terá mais controle sobre o próprio negócio, já que não dependerá de terceiros para ter acesso a informações importantes que o auxiliam nas estratégia de vendas de seu delivery.

5) Take away

Outra tendência que começou em 2020, mas continuará em alta em 2022 é o Take-away ou “retirada no local”. Afinal, é uma opção vantajosa para o cliente, que não precisa esperar em filas e ainda economiza porque não paga pela taxa de entrega. Por isso, se você já trabalha com o delivery, mas ainda não oferece o take away em seu bar ou restaurante, essa é uma oportunidade para aumentar as vendas!

6) Dark Kitchen

Dark Kitchens tendências restaurantes 2022As chamadas de Dark Kitchen (ou ghost kitchen), cozinhas voltadas para entregas, que não possuem salão, acompanharam o crescimento do delivery nos últimos 2 anos e seguem como tendência em 2022. Segundo a Euromonitor, esse mercado pode gerar US$1 trilhão até 2030. 

A Associação Nacional de Restaurantes (ANR), em parceria com a consultoria Galunion, revelou que cerca de 9% dos restaurantes começaram a operar desse modo na pandemia. A revista Bares & Restaurantes ainda aponta que esses estabelecimentos faturaram 50% a mais ao funcionar como cozinhas-fantasmas.

Com a demanda em alta e um formato que permite investimentos mais baixos, esse tipo de negócio tem chamado cada vez mais a atenção tanto de grandes restaurantes, que querem intensificar o delivery, quanto aqueles que estão começando. Uma ótima aposta para 2022.

7) Gestão data driven

Data driven é um termo inglês que, em suma, diz respeito a uma cultura organizacional orientada por dados. Assim, todas as decisões são baseadas em questões quantitativas e qualitativas, aferidas por uma metodologia sólida. Nesse sentido, o uso da tecnologia para captar, tratar e armazenar dados e informações sobre os clientes vêm permitindo estratégias mais acertadas.

É importante que o restaurante invista em mecanismos que possibilitem aos consumidores deixarem seus dados de contato, como e-mail e telefone, preferências de pratos, entre outras informações relevantes. O cadastro de clientes permite que haja fidelização, já que com informações de contato e perfil, você pode direcionar melhor suas estratégias de marketing, além de enviar ofertas promocionais e/ou exclusivas por meio de e-mail marketing e sms.

8) Venda em multicanais

Quem não se lembra do dia em que o WhatsApp, o Instagram e o Facebook saíram do ar por 24 horas? Todos os estabelecimentos que vendem por essas plataformas tiveram seu faturamento do dia afetado. O acontecimento fez com que muitos empreendedores passassem a refletir sobre a necessidade de disponibilizar seus produtos e estar acessíveis aos clientes em diversos canais, para evitar problemas semelhantes a esse no futuro. Entre as possíveis soluções, podemos citar ter um bom site ou app próprio de delivery. Dessa forma, a multicanalidade é algo que você deve investir, pois será uma das fortes tendências para restaurantes em 2022. 

Sobre o Delivery Direto

O Delivery Direto desenvolve site e aplicativo próprio de delivery e está no mercado desde 2016. Só em 2021, geramos mais de R$180 milhões de economia para os restaurantes! Nosso site e app são focados em conversão de vendas, com facilidades para você e para seu cliente. Temos planos para atender qualquer tipo e tamanho de negócio.

Confira algumas de nossas funcionalidades:

  • Migração de pedidos de WhatsApp e Redes Sociais;
  • Gestão de cardápio em tempo real;
  • Agendamento de pedidos;
  • Cardápio QR Code;
  • Pesquisa de Satisfação automática;
  • Inteligência artificial para recomendação de produtos;
  • Gestão completa da área de entrega;
  • Opção de retirada na loja (take away);
  • Programa de fidelidade;
  • Divulgação automática por e-mail e notificações push;
  • Cupons de desconto personalizáveis;
  • Acesso a base de dados dos clientes;
  • Painel de relatórios de venda com período personalizável;
  • Gráfico de receita e pedidos por dia e hora;
  • E muito mais!

Tenha seu site e aplicativo próprio de delivery e aumente seu faturamento. Entre em contato conosco para saber mais sobre nossa plataforma.