Investir em SMS marketing para restaurantes e delivery pode ser uma excelente estratégia para aumentar as vendas e fidelizar clientes. Isso porque é uma forma de comunicação rápida, barata e enviada para smartphones –  tecnologia que faz parte do nosso cotidiano e que carregamos sempre conosco. Confira neste artigo o que é SMS marketing, como usá-lo em seu restaurante e dicas para potencializar ainda mais os resultados.

O que é SMS marketing

O SMS Marketing faz parte de estratégias de Mobile Marketing. Ele consiste no uso de mensagens de texto para celulares com o objetivo de divulgar ou vender produtos e serviços. Assim, com mensagens curtas, o SMS é capaz de informar o destinatário sobre promoções e novidades. 

E apesar do surgimento de diversos canais de comunicação, como WhatsApp e redes sociais, o SMS ainda é um importante canal de marketing. Quer saber por quê? Continue lendo e descubra as vantagens de usar SMS na estratégia do seu restaurante e delivery.

Motivos para usar SMS marketing para restaurantes

motivos sms marketing1-Custo benefício: O SMS é de ótimo custo-benefício, visto que cada disparo custa centavos. Geralmente é muito mais acessível quando você o compara com outras opções de marketing.

2-Alcance: Não há limites para os disparos de SMS Marketing, em termos de alcance. Você pode enviar mensagens para quantos contatos desejar, dependendo apenas da sua estratégia, do seu objetivo e do investimento a ser feito.

3-Taxa de abertura: Segundo pesquisas da ConnectMogul, o SMS tem uma taxa de abertura que pode chegar a 98%. Além disso, o tempo médio de leitura das mensagens pelos usuários chega a ser de apenas 90 segundos. A taxa de abertura é muito maior que email marketing por exemplo, que possui uma média de 22%

4-Taxa de conversão alta: Segundo pesquisa da Liveperson, o SMS tem uma taxa de conversão em torno de 45%. Isso porque o conteúdo compacto e simples faz com que os clientes sejam facilmente impactados.

5-Multicanalidade: O SMS pode ser usado de maneira isolada, mas tem ainda melhores resultados quando inserido numa estratégia multicanal. Considere, por exemplo, inserir nas mensagens, links para o site do seu delivery. Isso com certeza aumentará suas vendas.

6-Melhor entregabilidade: Um dos fatores que faz com que a entregabilidade dos SMS seja altíssima é a falta de necessidade de conexão com a internet para receber uma mensagem de texto.

7-É mensurável: Ao investir em SMS marketing você poderá mensurar os dados de sua campanha e identificar se ela está trazendo resultados positivos para o negócio ou não. Assim, poderá fazer alterações nas campanhas, como mudar o tipo de abordagem, por exemplo.

Como usar SMS marketing para restaurantes

Antes de tudo, para ter acesso ao número de telefone de seu cliente no restaurante, incentive-o a realizar pesquisa de satisfação e ofereça um desconto para quem preencher. Já no delivery, se você possui uma plataforma própria, fica bem mais fácil, porque já tem acesso aos dados de seu cliente. Confira em que situações você pode usar o SMS marketing no restaurante e delivery:

1-Promoções

Aqui podem ser promoções válidas por períodos curtos (um único dia, ofertas relâmpago, desconto de aniversário). A ideia é utilizar mais em dias de pouco movimento do restaurante, assim você impulsiona o seu fluxo de caixa.

2-Novidades

O SMS é uma ótima forma de anunciar novos pratos do seu cardápio, já que é mais garantido que os clientes abram a mensagem do que vejam nas redes sociais e email.

3-Eventos

Vai ter algum evento especial ou atração no seu restaurante? Almoço de dia das mães, festa de natal, Halloween.. divulgue por SMS! 

4-Cupons

Forneça um cupom de desconto exclusivo para ser usado em seu site/app. Exemplo:  “Lucas, estamos com saudades! Aqui vai um cupom de desconto para um grande reencontro. Use SAUDADES10 em nosso site e aproveite! [link do seu site]”

5-Agradecimento

Aqui você pode agradecer a compra de delivery ou a ida a seu salão, como forma de se aproximar do cliente.

7-Feedback

Saber o que o cliente pensa do seu estabelecimento, comida e atendimento é super importante. Mande mensagens como: “Lucas, foi um prazer te atender! Conta para a gente o que achou da sua experiência. Responda essa mensagem com um número de 1 a 10.”

8-Divulgar programa de fidelidade

Se você possui programa de fidelidade, relembre seus clientes sobre seu uso via SMS!

Dicas para o SMS marketing o seu restaurante dar certo

Aqui vão algumas dicas para potencializar os resultados do SMS marketing para restaurante:

dicas sms marketing restaurante1-Seja objetivo e direto

Manter uma comunicação objetiva é necessária para aumentar ainda mais as chances de conversão e até mesmo fidelidade a longo prazo. Lembre-se que o número máximo de caracteres permitidos é de 160. Mas atenção, isso não significa fazer uso de abreviações impróprias.  Não se esqueça, porém, de que o aplicativo de mensagens de celulares não identifica acentuação. Por isso, para tornar a leitura mais fluida, busque substituir palavras que tenham esses sinais gráficos. 

2-Personalização

Ainda que possa ser enviado para muitos contatos simultaneamente, o SMS também pode ser personalizado com nome e outras informações. Assim você torna o contato muito mais pessoal!

3-Defina o público alvo da sua campanha

O passo mais básico dessa estratégia é conhecer para quem a campanha está sendo feita. É a partir dessa informação que você irá definir uma abordagem mais adequada para aquele grupo em específico que o restaurante ou delivery quer atingir.

4-Use encurtadores de links

Se for necessário enviar algum link para o usuário, prefira os links encurtados. O bit.ly e o goo.gl são algumas sugestões. Assim, você aproveita o pouco espaço disponível.

5-Analise o resultado das ações

Não adianta realizar a campanha e não analisar os resultados obtidos por ela. Isso é essencial até mesmo para servir como base para outras ideias de estratégias que utilizam o SMS. Observe: Taxa de abertura, taxa de cliques no link, taxa de vendas. 

Sobre o Delivery Direto

Como dissemos anteriormente, uma estratégia multicanal entre o SMS e seu site de delivery pode ser uma combinação e tanto para aumentar as vendas. E quando se trata de site e app próprio, o Delivery Direto é sua melhor opção! Somos líder de mercado desde 2016. São mais de 5 mil clientes que confiam em nosso produto, como a Cacau Show, Padoca Vegan e Grupo Rão. 

Nossa plataforma conta com uma ferramenta de SMS marketing para que você possa fazer o disparo para sua base de clientes e acompanhar os resultados! Sendo uma boa estratégia para fidelizar e consequentemente, aumentar a lucratividade.

Você também pode utilizar essa ferramenta para migrar clientes para seu canal próprio disparando sms´s para base de clientes que compraram pelo telefone e balcão e foram lançados manualmente na plataforma ou pela planilha de importação de dados. Oferecendo descontos exclusivos para quem baixar o aplicativo ou comprar pelo site!

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