Com a pandemia, o setor de food service sofreu algumas mudanças. Nos últimos meses, por exemplo, vimos o delivery deixar de ser visto como um diferencial, para se tornar algo necessário para a sobrevivência de restaurantes. Para 2021, a tendência é de que o segmento não pare de crescer. Confira essa, e outras tendências do setor de food service no Brasil e no mundo.
Mercado de Delivery
A possibilidade de pedir comida com segurança e sem sair do conforto de casa, é uma combinação que favorece o crescimento da adesão dos apps de delivery no mundo todo. Em um período em que o distanciamento social se mostrou indispensável, essa tendência se fortaleceu.
O Brasil foi destaque no segmento de delivery na América Latina em 2020. Sozinho, o país foi responsável por quase metade do mercado, chegando a 48,77%.
Uma pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), mostrou que antes da pandemia, 54% dos empresários usavam o delivery. Agora, esse percentual subiu para 66%. Os gastos com delivery na pandemia cresceram mais de 94%!
E ainda, antes da crise, o estudo revelou que apenas 25% dos negócios estavam presentes em aplicativos de delivery. Hoje, esse número é de 72%.
Em 2021, esse mercado continuará acelerado. As previsões apontam que o setor poderá movimentar cerca de US$ 6,3 trilhões de dólares em todo o mundo até o final do ano que vem.
Take Away/Take out
Um estudo realizado pelo Google, mostra que a modalidade de compra com retirada no local é uma opção importante para 39% dos consumidores.
Aqui no Brasil a ideia ganhou força principalmente em virtude das restrições quanto a aglomeração de pessoas. E agora, mesmo com a reabertura, em uma pesquisa realizada pelo Sebrae, 48% das pessoas estão com receio de voltar a frequentar bares e restaurantes.
Além disso, muitos consumidores apreciam o serviço de take away, pois no contexto de crise, quem quer economizar, opta por esta opção, já que não há taxas de serviço.
Por isso, essa é uma modalidade que continuará em alta no setor em 2021.
Dark Kitchen
As Dark kitchens, cozinhas industriais feitas para atender pedidos de entrega, ou seja, restaurantes sem uma loja, acompanharam o crescimento do delivery. Algumas vantagens deste modelo:
- Ajuda os restaurantes a reduzir custos operacionais;
- Testar novos conceitos e públicos;
- Criar marcas virtuais de maneira de baixo risco.
Com a demanda em alta e um formato que permite investimentos mais baixos, esse tipo de negócio tem chamado a atenção tanto de grandes restaurantes, que querem intensificar o delivery, quanto aqueles que estão começando. Atualmente, segundo levantamento da Abrasel, 12% dos estabelecimentos do ramo de alimentos são focados 100% no delivery, ou seja, no modelo Dark Kitchen.
Segundo um estudo da Euromonitor International, esse mercado pode gerar US$1 trilhão até 2030, sendo uma ótima aposta para começar em 2021!
Marmitaria Gourmet
Seguindo a linha da praticidade, negócios que comercializem refeições prontas como marmitas, são uma boa aposta para 2021. Além de ser muito rápido, também proporciona economia ao consumidor, o que promete ser crucial para os clientes no período de crise. Além disso, é uma opção para aqueles que seguem na rotina home office e buscam qualidade e rapidez. As marmitas podem ser entregues por sistema de delivery ou take away.
Alimentação mais saudável
Antes da crise Covid-19, a preferência por produtos saudáveis já crescia entre clientes. Com a pandemia colocando nossa saúde em primeiro lugar, os benefícios daquilo que comemos voltou a ser um assunto comum.
O Brasil já é o 5º país que mais consome esse tipo de alimento. Segundo uma pesquisa do SEBRAE, o mercado deve crescer 4,41% em 2021.
Food Truck
Os Food Trucks são uma ótima opção para 2021, pois geralmente se localizam em praças ou parques, locais abertos que permitem um maior distanciamento entre os clientes. Nesse tipo de negócio, o ideal é se especializar e algum tipo de comida, dessa forma é possível administrar melhor o espaço. Além disso, as chances de se destacar nas vendas de um tipo de alimento também é maior.
Aplicativo próprio de delivery
Como mencionamos, o delivey continuará em expansão em 2021. E para não depender de atendimento pelo WhatsApp e telefone, fugir das altas taxas cobradas pelos marketplaces e ainda promover sua marca, saindo à frente da concorrência, uma das principais tendências no setor de food service é ter seu próprio aplicativo de delivery!
- Além de não pagar comissões, você conta com um meio de contato direto com o cliente. Isso facilita a comunicação e fortalece sua relação com ele.
- É possível criar programas de fidelidade, com benefícios e promoções exclusivas. A saber, conquistar novos clientes custa até cinco vezes mais do que manter os antigos. E é por isso que a fidelização é tão importante.
- Autonomia: Você terá mais controle sobre o próprio negócio, já que não dependerá de terceiros para ter acesso a informações importantes que o auxiliam nas estratégia de vendas de seu delivery.
- Opção de retirada no balcão (Take Away) e agendamento de pedidos
O aplicativo próprio é perfeito para sua Dark Kitchen, Food Truck, Marmitaria e qualquer outro tipo de estabelecimento delivery em 2021! Não fique de fora desta tendência.
Delivery Direto
O Delivery Direto é empresa líder de mercado no desenvolvimento de App para restaurantes. Mais de 1800 clientes. Nossa plataforma atende todo o tamanho e tipo de restaurante. Podemos ajudar você na criação e implantação de um bom aplicativo de delivery para seu estabelecimento começar bem em 2021.