O Carnaval é uma data que movimenta todo o Brasil e, consequentemente, a economia nacional. E embora o carnaval de rua tenha sido cancelado na maioria do país, devido a nova variante do coronavírus, e medidas de isolamento social tenham sido intensificadas, o movimento de turistas por conta do feriado prolongado ainda será relevante. Por isso, é preciso preparar o restaurante para o Carnaval e aproveitar para aumentar seu lucro – não se esquecendo do delivery para as pessoas que pretendem ficar em casa. Confira como se planejar neste artigo.

Crie um cardápio especial

Alimentos de fácil digestão, coloridos e pratos frios têm grande preferência durante o feriado de Carnaval por conta das altas temperaturas. Por isso, você pode explorar essas opções para melhorar a experiência do cliente. Criar uma carta de drinks refrescantes também é uma excelente pedida.

Além disso, que tal abusar da criatividade na hora de dar nome aos pratos? Adote termos carnavalescos, desde que eles façam sentido com o que está sendo servido. Isso certamente deixará o momento da escolha mais divertido.

Dica: Comece a servir o Menu de Carnaval com um pouco de antecedência. Assim você terá tempo de fazer ajustes, recolher sugestões e investir apenas no que funciona para lucrar com o carnaval.

Faça uma decoração temática

restaurante carnaval decoraçãoPersonalizar o espaço do seu restaurante para o Carnaval pode tornar a experiência do cliente ainda mais imersiva. A decoração é uma das peças fundamentais, principalmente para atrair marketing positivo e orgânico nas redes sociais para captar e fidelizar clientes.

Quanto mais interessante for a decoração de um restaurante, mais o cliente terá vontade de permanecer, de tirar fotos e de compartilhar. Para o Carnaval,  você pode espalhar confetes por locais estratégicos, adornos coloridos e montar um painel decorado que possa servir como fundo para fotos, por exemplo. O que vale é entrar no clima e tornar o ambiente agradavelmente decorado.

Investir em atrações musicais é também uma excelente oportunidade para atrair clientes e turistas para o seu restaurante. Além de chamar a atenção dos consumidores, uma atração musical agregará valor ao seu ambiente. Você também pode vestir sua equipe com trajes carnavalescos e distribuir máscaras para os clientes.

Ofereça promoções

Em períodos de dificuldades econômicas, os clientes acabam se tornando mais sensíveis na hora de gastar e os preços elevados podem ser um motivo para o consumidor pensar duas vezes antes de comprar no seu restaurante.

Por isso, fazer promoções e descontos no seu restaurante neste Carnaval pode ser um grande atrativo:

  • Bebida em dobro em um determinado horário;
  • Sobremesa grátis a partir de um valor gasto;
  • Combos promocionais;
  • Upselling;
  • Cupom de desconto para próxima compra – isso pode fazer com que o cliente volte ao seu restaurante durante o período em que estiver na cidade.

Mas antes de oferecer promoções, analise seus custos e rendimentos para não sair no prejuízo e acabar vendendo o produto abaixo do preço. Atenção à margem de lucro! Depois da análise financeira, defina quais produtos serão promocionados e qual o valor. 

Não se esqueça de divulgar

Depois de preparar o restaurante para o Carnaval com todas as dicas acima, é chegada a hora de comunicar para as pessoas que você tem um dos melhores ambientes e pratos da cidade para recebê-lo durante o feriado. Para isso, conte com o auxílio do marketing nas redes sociais.

Poste no instagram sobre seus produtos, novidades e promoções. Tenha em mente que a qualidade das fotos deve ser alta. Uma pesquisa do Sebrae revelou que para 67% dos consumidores, a qualidade da foto do produto influencia na decisão. 

Além disso, não tenha medo de investir em anúncios pagos. Eles são muito relevantes para atrair o público que está na região.

Invista no delivery

Covid-19: delivery de micro e pequenas empresas é mapeado na Bahia | #JUNTOSPELAPREVENÇÃO | G1O delivery se tornou sinônimo de conforto e praticidade. Uma pesquisa realizada pela Globo, utilizando a plataforma da MindMiners – empresa de tecnologia especializada em pesquisa digital – apontou que 80% das pessoas pretendem continuar utilizando o serviço de entrega de comida mesmo com a reabertura dos restaurantes e 72% disseram ter adotado esse serviço  devido à comodidade.

E no feriado de Carnaval, não vai ser diferente. Segundo pesquisa da Hibou – empresa de pesquisa e monitoramento de mercado e consumo, 45% dos brasileiros devem passar o Carnaval em casa. Por isso, pensando neste público que tem uma maior tendência a pedir delivery, é necessário traçar estratégias para essa modalidade de venda e não perder a chance de lucrar com esse canal. Veja as dicas para delivery a seguir.

Ofereça opção de take away (retirada no local) com ofertas exclusivas

Um estudo realizado pelo Google mostra que a modalidade de compra com retirada no local é uma opção importante para 39% dos consumidores. Desses, 24% planejam usá-la na hora de fechar o pedido. Isso porque eles veem nela a chance de economizar na taxa de entrega e também de evitar filas, tempo de espera e aglomeração nos restaurantes. A compra com retirada no local é uma forma de trazer o público para o seu estabelecimento.

Embalagens diferenciadas

Cada vez mais, os consumidores têm olhado para as embalagens como parte da apresentação final do seu pedido. Inspire-se no Carnaval para personalizar suas embalagens.

Experiência de compra do cliente

Apesar de ser um ponto de atenção para o ano todo, esse cuidado deve ser redobrado em feriados prolongados como o Carnaval. Segundo pesquisa da Qualibest, 58% das pessoas deixam de comprar no seu delivery se tiverem uma experiência ruim. Por isso, alguns pontos devem ser levados em consideração:

  • Não atrasar entregas: Um atraso pode fazer os seus clientes migrarem para a concorrência, por isso organize os processos na cozinha, trace uma estratégia de rotas de entrega e treine sua equipe.
  • Evitar erros nos pedidos: Esse é, certamente, um dos maiores motivos de reclamação de clientes. Preste atenção ao que foi pedido.

Canais de venda no delivery

As principais formas de fazer delivery hoje são: Telefone, WhatsApp, Marketplaces e Aplicativo próprio.

E apesar do crescimento de delivery pelo WhatsApp, depender somente deste canal para receber seus pedidos, não é uma solução eficiente para o restaurante. Ainda que auxilie na demanda, assim como o telefone, se torna necessário anotar tudo manualmente e repassar para a cozinha. Portanto, em horários de pico, isso pode significar: erro na anotação de pedidos; perda de vendas; clientes insatisfeitos com a demora.

Dessa forma, é essencial que você automatize o recebimento de pedidos do seu delivery! E a melhor forma de fazer isso, é possuir seu site e app próprio de delivery. Isso porque, se você já opera por marketplaces deve ter percebido que embora eles sejam um ótimo canal para captação de novos clientes, eles ficam com a maior parte do seu lucro devido às altas taxas e ainda os clientes são da plataforma, e não seus. Com um site e app próprio é possível criar programas de fidelidade, com benefícios e promoções exclusivas e sem pagar comissão por pedido. 

O Delivery Direto

E quando se trata de aplicativo próprio, o Delivery Direto é a melhor opção. Somos líder de mercado no desenvolvimento de aplicativo próprio para restaurantes desde 2016. São mais de 3 mil clientes que confiam em nosso produto, como a Cacau Show, Fasano e Grupo Rão. Já saímos em diversas matérias na mídia, como Veja São Paulo, Exame, CNN e PEGN. Temos uma proposta super completa para atender eficientemente quem vende e quem quer comprar. 

Veja algumas de nossas funcionalidades que vão ajudar seu restaurante delivery a lucrar no Carnaval:

  • Migração de pedidos de WhatsApp e Redes Sociais;
  • Gestão de cardápio em tempo real;
  • Agendamento de pedidos;
  • Cardápio QR Code;
  • Pesquisa de Satisfação automática;
  • Inteligência artificial para recomendação de produtos;
  • Gestão completa da área de entrega;
  • Opção de retirada na loja (take away);
  • Programa de fidelidade;
  • Divulgação automática por e-mail e notificações push;
  • Cupons de desconto personalizáveis;
  • Acesso a base de dados dos clientes;
  • Painel de relatórios de venda com período personalizável;
  • Gráfico de receita e pedidos por dia e hora;
  • E muito mais!

Conclusão 

Preparar o restaurante para o Carnaval é uma forma divertida de cativar seu público, desde os clientes que já frequentam seu estabelecimento até os turistas que podem acabar voltando em outras datas.

Essa pode ser uma oportunidade incrível de aumentar seu faturamento. Assim, com um pouco de planejamento e algumas ideias criativas, o período do Carnaval pode ser um verdadeiro sucesso para seu empreendimento.

E não se esqueça de um planejamento para o delivery! Para ter seu próprio site e app de delivery, ou conhecer mais sobre as funcionalidades entre em contato conosco.