Por que o delivery continua sendo importante mesmo com o afrouxamento das medidas restritivas e reabertura dos restaurantes? Qual o futuro do delivery no pós pandemia? Qual o canal de venda online mais adequado? Veja neste artigo.
O crescimento do delivery
O delivery de comida passou por um expressivo crescimento, como consequência da pandemia do coronavírus. De acordo com uma pesquisa da VR Benefícios, houve um aumento de 32% no número de restaurantes adotando o delivery. O serviço deixou de ser um diferencial e passou a ser uma necessidade.
Além de ser considerado uma importante medida de proteção nesse momento de crise de saúde, o delivery também se tornou sinônimo de praticidade e conforto. O estudo Consumer Insights, realizado em 2020 pela Kantar, mostrou que os consumidores brasileiros passaram a confiar mais no delivery.
Um levantamento da Statista – empresa especializada em dados de mercado e consumidores – mostrou o Brasil como destaque no segmento de delivery na América Latina em 2020, já que o país foi responsável por quase metade dos números, 48,77%. E estima-se que, ainda em 2021, o serviço de delivery seja responsável por levantar uma receita de US$ 3,8 bi somente no Brasil. Isso mostra que o setor segue como tendência e é fator importante para o sucesso de um negócio. Entenda.
Mudança do comportamento do consumidor
A pandemia de coronavírus alterou o comportamento dos brasileiros. Um deles foi o hábito de pedir delivery. Os gastos com esse serviço cresceram 149% no último ano, segundo a Mobills, startup de gestão de finanças pessoais.
De acordo com um estudo feito pela Galunion, cerca de 32% dos consumidores têm feito em média, até seis pedidos por mês, e 24% realizam até dez no mesmo período.
Em um estudo da Adyen, com 2 mil brasileiros, 63% afirmaram que passaram a usar mais apps de delivery ou retirada de comida (take out) durante a pandemia. Entre o público mais jovem, entre 18 e 34 anos, a adoção foi ainda maior, chegando a 70%. Um dado importante é que 57% pretendem continuar pedindo delivery mesmo com a reabertura dos restaurantes e ainda afirmam que esperam que os estabelecimentos que tenham passado a oferecer essa opção durante o isolamento, continuem a oferecê-lo mesmo após o fim da pandemia. E ainda, 39% dizem que devem diminuir a frequência com que visitam bares e restaurantes.
O comportamento dos consumidores acima de 60 anos também mudou. É o que mostra uma pesquisa Ipsos e Datafolha, onde 80% dos entrevistados passaram a utilizar o delivery na pandemia e 62% pretendem manter os pedidos de comida por aplicativo, mesmo com a reabertura dos restaurantes e após o fim da pandemia.
Esses dados mostram que os clientes estão buscando mais conforto e praticidade nos hábitos de consumo de alimentos, preferindo desfrutar de uma boa refeição no conforto do seu lar. Até porque comer em casa pode ser mais econômico para o cliente que não precisa gastar com o deslocamento, entre outros fatores. O fato é que mesmo após a reabertura dos restaurantes, o delivery segue como tendência de consumo.
Segurança
O delivery continua sendo a forma mais segura de vender comida, já que permite realizar os pedidos sem contato com outras pessoas e sem grandes deslocamentos, diminuindo o risco de contaminação. Segundo pesquisa realizada pelo Sebrae, 48% das pessoas ainda estão com receio de voltar a frequentar bares e restaurantes.
Omnichannel no novo normal
Você já deve ter ouvido falar da importância de estar presente onde seus clientes estão. Ao se apresentar onde o seu público está e entender cada vez mais sobre esse contexto, seu restaurante certamente pode se destacar. E se as pesquisas indicam que os clientes continuarão pedindo delivery, então que tal uma estratégia de multicanalidade, ou seja, online (delivery) e offline (salão)?
O abre e fecha dos restaurantes trouxe uma lição valiosa: a importância de não depender de apenas um canal de vendas, e sim optar por uma multicanalidade e ainda tê-las totalmente integradas. Essa integração online e offline é conhecida como omnichannel e tem o propósito de entregar ao consumidor uma experiência de compra mais completa, dinâmica e fluida.
Antes essas estratégias eram vistas como opcionais, porém a pandemia do coronavírus acabou acelerando o processo de transformação digital dos estabelecimentos, já que depois de uma era de venda em estabelecimentos físicos, seguida da expansão e crescimento do delivery, o omnichannel é o próximo passo para o sucesso. Isso significa oferecer uma experiência de interação com o restaurante que vai muito além de um canal.
Por exemplo: O cliente faz o pedido pelo aplicativo próprio do restaurante e retira na loja, prática conhecida como take out. E muito além disso, o restaurante passa a ter informações mais centralizadas para fazer a gestão dos pedidos. Assim, se o cliente comprar pelo aplicativo e entrar em contato por outro canal, todos saberão de qual cliente e pedido se trata – não importando o canal do primeiro contato.
Benefícios do omnichannel para o restaurante:
- Fidelização de clientes;
- Possibilidade de customizar iniciativas de promoção de acordo com as preferências dos clientes;
- Onipresença da marca: seu restaurante estará onde seus clientes estão (maior alcance);
- Ganhos exponenciais: se a sua marca é vista e lembrada com maior frequência, as chances de ganhos reais aumentam = mais vendas;
- Maior flexibilidade e melhor experiência.
Delivery por Marketplaces x Aplicativo próprio
Agora que você já sabe por que o delivery continua sendo importante mesmo com a reabertura dos restaurantes e seguirá como tendência no pós pandemia, e ainda, o quanto é fundamental ter vários canais de venda e sua total integração, entenda por que não basta ter seu delivery apenas em marketplaces.
Comissões
Marketplaces cobram altas taxas por cada venda realizada, diminuindo seu lucro, e, ainda colocam seu restaurante em um ambiente de competição acirrada.
De início, parece justo pagar apenas pelo o que vende. No entanto, a questão está no longo prazo. Quando o restaurante começa a ter que pagar por clientes fiéis que fariam o pedido mesmo fora do marketplace. A saber, até 70% dos pedidos são de clientes recorrentes, então, por que continuar pagando taxa por clientes fiéis?
Por outro lado, o cenário muda com os aplicativos próprios, já que, com ele, o restaurante não paga taxa sobre as vendas e pode ter um lucro maior. Dessa maneira, também é possível oferecer preços mais competitivos para os seus clientes. O que com certeza fará diferença na hora do cliente escolher onde fazer o pedido.
Autonomia
Quando seu estabelecimento participa de uma plataforma controlada por terceiros, ele depende de aprovações para inserir novos pratos, retirar aqueles que saíram do cardápio, realizar mudanças de preços nas taxas e áreas de entrega, entre outros. Portanto, as informações podem não ser atualizadas com toda a agilidade necessária, o que pode acarretar prejuízos financeiros para seu restaurante.
Com um app próprio você tem total autonomia para mudar tudo sozinho: cardápio, área de entrega, preço, promoções, e muito mais!
Acesso a base de clientes
Não é novidade que fidelizar clientes é uma estratégia fundamental em todo negócio para ter uma boa margem de lucro, já que, conquistar um novo cliente custa 5 vezes mais do que manter um antigo. Clientes fiéis compram com frequência, estão mais satisfeitos, não trocam sua marca e ainda fazem marketing boca a boca.
Nos marketplaces você não tem acesso a base de clientes, ou seja, quando você receber os pedidos no sistema e por algum motivo queira cancelar, para conseguir falar diretamente com o cliente, você precisará entrar em contato com a central de atendimento do marketplace.
Não só para a função de cancelamento, mas também, se você quiser dar algum benefício para um cliente em especial, você não consegue ter acesso aos dados do mesmo, dificultando assim a fidelização.
Já com um app próprio, como já mencionamos, você tem acesso a base de clientes e pode traçar as melhores estratégias de vendas. As ações de marketing podem ser feitas de forma personalizada, seguindo as características de diferentes consumidores, o que aumenta as conversões do aplicativo. Para isso, basta analisar os dados dos clientes, como histórico de compras, e criar segmentos específicos. É possível enviar mensagens personalizadas para esses clientes, aproveitando essas informações.
Conclusão
A pandemia trouxe impactos e mudanças no comportamento dos consumidores que ainda levarão tempo para serem completamente compreendidos. Mas uma lição importante sai deste período difícil em que vivemos: estar preparado e contar com opções flexíveis para que seu negócio não pare de funcionar é essencial. Apesar da reabertura dos restaurantes, a previsão para o serviço de delivery é otimista mesmo no pós pandemia por dois motivos principais: As duas pontas, cliente e restaurante, foram apresentados a uma nova rotina que deu super certo, gerando uma oportunidade de negócio que vai se estender por muito tempo.
Sobre o Delivery Direto
O Delivery Direto desenvolve aplicativo próprio de delivery e está no mercado desde 2016. Só em 2020, geramos mais de R$36 milhões de economia para os restaurantes! Nosso app é focado em conversão de vendas, com facilidades para você e para seu cliente! Temos uma proposta super completa para atender eficientemente quem vende e quem quer comprar. Tenha seu aplicativo próprio de delivery e aumente seu faturamento. Entre em contato conosco para saber mais sobre nossa plataforma.
Com o crescimento do delivery, a demanda por embalagens de qualidade também aumentou. Uma embalagem pode ser decisiva para se manter na concorrência no mercado delivery.
As embalagens são um dos pontos mais importantes de um delivery para sair na frente da concorrência mesmo 🙂